ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba mais sobre o ensino personalizado no EAD

Apesar de existirem muitas vantagens, a personalização do ensino ainda não é realidade em muitos sistemas de ensino do país. Sendo mais comum encontrarmos a aplicação do ensino personalizado em modalidades como o EAD

às 11h21
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Cada indivíduo tem características próprias e é único em diversos aspectos, inclusive quando se fala em ensino. Cada estudante tem uma maneira diferente de aprender, e o ensino tradicional pode acabar falhando nesse aspecto.

Por isso, personalização de ensino é uma alternativa que foca em entregar o conteúdo de formas que ajudem os estudantes com habilidades distintas a construir conhecimentos.

Para saber um pouco mais sobre esse tema, trouxemos neste texto um aprofundamento no assunto para que você possa compreender como funciona a personalização e como ela aparece dentro da modalidade de ensino a distância (EAD).

Apesar de existirem muitas vantagens, a personalização do ensino ainda não é realidade em muitos sistemas de ensino do país. Sendo mais comum encontrarmos a aplicação do ensino personalizado em modalidades como o EAD por conta da tecnologia.

Já que no EAD o ensino se dá muito mais através de metodologias ativas, nas quais o estudante é o protagonista de seu aprendizado e tem papel ativo na aquisição de conhecimento.

O conteúdo programático fica disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante todo o curso para consulta. Assim, o estudante assiste às aulas gravadas e ao vivo, mas também pode contar com materiais disponíveis que enriquecem o aprendizado.

O ensino personalizado também se apresenta nesta modalidade com a supervisão constante dos professores tutores. Assim, é possível identificar quando um estudante está com dificuldades.

Quando isso acontece, o docente poderá de maneira particular e personalizada auxiliar o atual momento do aluno sem precisar interromper o conteúdo ou mesmo envolver os outros estudantes.

O EAD oferece independência ao aluno em relação ao tempo e forma dedicados aos estudos, mas ao mesmo tempo, oferece mais possibilidades para que possa sanar suas dúvidas e não se sentir em atraso em relação à turma.

*Com informações do Blog Ead 

Leia também: Saiba mais sobre o perfil do aluno EAD

Compartilhe: