ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Idiomas abre inscrições para cursos de inglês e francês 

Cursos de idiomas promovidos pela Unit contam com vários diferenciais, como corpo de professores, material didático importado e contato do aluno com o idioma desde o início

às 14h35
Compartilhe:

Estão abertas as inscrições para as turmas 2024-1 do Unit Idiomas, núcleo de línguas estrangeiras da Universidade Tiradentes (Unit), que promove cursos de inglês e francês. O núcleo atendeu a 220 alunos no ano passado com cursos voltados ao desenvolvimento da parte comunicativa de cada idioma, trabalhando os aspectos culturais e lançando mão de modernos recursos tecnológicos. 

De acordo com o professor Artur André Martinez Campos, doutor em Ciências da Educação e coordenador do Unit Idiomas, esse é um trabalho de fundamental importância para a qualidade acadêmica da instituição, além de suprir uma necessidade de conhecimento que é cada vez mais requisitada, tanto na academia quanto no mercado de trabalho: saber um segundo idioma. “Hoje, na verdade, você nem se encaixa direito no mercado de trabalho sem saber inglês, ainda mais em profissões como Medicina, área de TI, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, etc. Essas coisas contribuem muito para a qualidade acadêmica do aluno e eu iria um pouco mais longe: até para a qualidade cultural, porque o aluno amplia seu horizonte de entendimento do mundo”, considera ele.

O inglês é o idioma principal e mais procurado, por estar hoje no posto de mais falado em todo o mundo. Segundo a lista elaborada anualmente pela Ethnologue, publicação da instituição norte-americana SIL (Sociedade Internacional de Linguística), mais de 1,45 bilhão de pessoas falam inglês em todo o mundo, sendo a sua maioria (753 milhões) de falantes não-nativos. 

“Você pode descer lá no Quênia e a pessoa vai falar o dialeto queniano e o inglês. Se você for na Somália, na Mongólia ou na Hungria, ou outro desses países que não tem aproximação com a nossa língua, o que domina é o inglês. É a linguagem da comunicação, dos processos acadêmicos avançados, das grandes descobertas científicas… O nosso aluno que está em contato com o que há de mais atual em descoberta científica do seu curso, seja em Medicina, Arquitetura ou Jornalismo, vai precisar muito da língua inglesa”, destaca Artur.

Já o francês, por outro lado, tem o seu espaço entre os idiomas mais falados em todo o mundo: ficou em quinto no ranking da Ethnologue, com 309,8 milhões, com cerca de 203 milhões de não-nativos. O idioma ainda preserva seu espaço em todo o mundo, sendo muito usado nos ramos da cultura, da alta costura e da gastronomia. 

Diferenciais

Entre os principais diferenciais dos cursos ofertados no Unit Idiomas, um deles está na abordagem que os professores fazem dentro da sala de aula, colocando o aluno em contato com o idioma falado desde o começo do curso. “A nossa metodologia é o que a gente chama de metodologia de abordagem comunicativa (communicative approach). O aluno fala o idioma desde o primeiro dia e sempre está em contato com a forma oral do idioma. Nossa metodologia foca no desenvolvimento também das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever no idioma que está sendo aprendido”, aponta o coordenador. 

Outro diferencial está no corpo de professores dos cursos do Unit Idiomas, que possuem uma grande experiência internacional, seja em viagens ou em tempo de residência no exterior, além de a maioria ter formação em Letras. Eles se somam à estrutura de ponta, com televisões, computadores e salas confortáveis, e os materiais didáticos produzidos por editoras educacionais de referência mundial em cada idioma, como a CLE International (França) e a Cambridge University Press (Inglaterra). “É um material didático moderníssimo. Os livros todos vêm de Cambridge e de Paris. E um detalhe importantíssimo: o preço do material já está incluso na parcela”, afirma Artur. 

Inscreva-se

As inscrições podem ser feitas através do site do Unit Idiomas, que também traz outras informações. Alunos e egressos da Unit têm direito a descontos. O interessado também pode tirar dúvidas através do telefone (79) 3218-2234 ou do email idiomas@unit.br

Leia mais:
Unit Idiomas oferece teste de nivelamento gratuito
Professor da Unit recebe certificação de Harvard University 

Compartilhe: