ESTUDE NA UNIT
MENU

Clínica de Psicologia fez mais de 11 mil atendimentos ao público em 2023

Unidade é o espaço de prática supervisionada para alunos e professores do curso de Psicologia, que oferece terapia, plantão psicológico e outros serviços de saúde mental

às 15h16
Compartilhe:

A Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit) se firma como uma das principais unidades de atendimento ao público que funcionam como espaço de prática supervisionada para os estudantes. Ao longo do ano de 2023, 11.363 atendimentos foram realizados ao público em geral, que abrangeu crianças, adolescentes, adultos, idosos e de diversas localidades do estado de Sergipe. A terapia psicológica foi o serviço mais buscado pela maioria das pessoas atendidas, seguido pelo plantão psicológico.

Segundo a coordenadora da Clínica, professora Micaely Tavares Mendonça, houve uma mudança no comportamento dos pacientes que procuraram acessar o serviço, em relação ao perfil mais predominante em anos anteriores. “Além dos transtornos, da aceitação em fazer terapia, acredito que estamos vivenciando uma mudança cultural sobre a importância da terapia psicológica. O ser humano cada vez mais, vem tornando consciente a importância de lidar com sua saúde mental no dia a dia”, diz ela.

Criada há mais de 20 anos, a Clínica de Psicologia da Unit realiza atendimentos psicoterápicos, com acolhimento individual, em grupo e atendimento familiar, entre outras ações externas e internas focadas no cuidado com a saúde mental. Estes atendimentos são realizados semanalmente e aumentam a cada semestre, promovendo assim a busca por uma melhor qualidade de vida que contempla as dimensões biopsicossociais destes pacientes. “A Clínica é o espaço de acolhimento, empatia, transformação e crescimento do sujeito que faz sua própria história”, resume Micaely. 

Dotado de estrutura adequada, o espaço é onde os alunos do curso de graduação fazem os atendimentos sob orientação dos professores, que são psicólogos com formação especializada e experiência clínica. Estes atendimentos fazem parte do estágio clínico obrigatório, ofertado aos alunos do 9º e 10º períodos de Psicologia, após a prática dos estágios básicos nos campos: escolar, institucional e saúde.

Experiências 

Entre as que já passaram pela Clínica está a egressa Danyella Lima, formada em 2022 e atual psicóloga clínica, que fez o seu estágio específico a partir do 9° período. Para ela, a experiência foi a porta de entrada para o fazer psicológico e impulsionou sua paixão pela área clínica, na qual atua até hoje em atendimentos particulares. 

“Lembro como hoje do meu primeiro atendimento e do turbilhão de emoções que estava sentindo no momento. Como tudo que é novo, me gerou muitas dúvidas e foram estas que me motivaram a buscar me aperfeiçoar para fazer mais e melhor pelas vidas que acolhi. Minha gratidão por essa experiência é eterna pois tive a oportunidade de lidar com casos complexos e, com isso, aprofundei meus estudos na Psicologia baseada em Evidências. A profissional que eu sou hoje carrega dentro de si lembranças afetivas de todos os vínculos criados e, sem dúvidas, de todo conhecimento aprendido e compartilhado”, disse ela. 

Já a estudante Suellen Porto, do 10º período de Psicologia, está na clínica desde agosto de 2023 e afirma que aguardava muito por essa experiência durante o curso. “Sinto que tanto as experiências de plantão, em que acolhemos o indivíduo em sofrimento por uma demanda emergencial, quanto os atendimentos de psicoterapia, em que estudamos o caso e tiramos dúvidas semanalmente com o preceptor responsável, amadurecem meu repertório na Psicologia e me preparam para situações que enfrentarei na profissão, já que consigo perceber uma evolução na minha prática clínica”, avalia.

Serviço

A Clínica de Psicologia da Unit fica na Avenida Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, Aracaju, e funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 21h. O interessado pode entrar em contato através do telefone 3218-2213 ou pelo WhatsApp (79) 98107-9590. 

Leia mais:
Clínica de Psicologia da Unit atende pessoas com TEA
Brasileiros são os que mais desenvolveram ansiedade em todo o mundo

Compartilhe: