ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Psicologia da Unit tem formação completa para os desafios do futuro

Com foco na prática e imersão desde o primeiro dia, o curso prepara o profissional para as diversas áreas de atuação e para um mercado em constante crescimento.

às 19h26
Compartilhe:

A área de Psicologia tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos, refletindo a crescente demanda por profissionais qualificados para lidar com questões relacionadas ao comportamento humano e à saúde mental. Segundo dados do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o número de psicólogos ativos no Brasil ultrapassou a marca de 300 mil em 2022 e 40% na última década, evidenciando a importância dessa profissão na sociedade contemporânea.

Nesse contexto, a Universidade Tiradentes (Unit) se destaca como referência na formação de psicólogos completos e preparados para os desafios do futuro. Segundo a coordenadora operacional do curso, Jamille Figueiredo, com o projeto Inova, desde o primeiro dia de aula os alunos são imersos na prática, com estudos de casos clínicos e atendimentos supervisionados à comunidade. 

“Com uma aprendizagem baseada em projetos, o curso de Psicologia da Unit coloca a teoria em prática desde o primeiro dia de aula, com uma imersão completa na área e suas diversas especialidades. Através do estudo de casos clínicos e vivência em atendimentos supervisionados à comunidade, o discente tem a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre o comportamento e a mente humana”, destaca.

Durante a graduação, os estudantes aprendem fazendo, desenvolvendo hard skills e soft skills importantes para o futuro profissional. “Em ambientes modernos de aprendizagem, como a Clínica de Psicologia da Unit, os alunos vivenciam o dia a dia da profissão. Ao final do curso, os discentes estarão aptos para atuar e empreender com capacidade plena de diagnosticar, prevenir e tratar para promover o bem-estar psicológico na sociedade”, explica a coordenadora.

Diferenciais e áreas de atuação

O curso conta com programas de monitorias voluntárias ou remuneradas e também são concedidas as oportunidades para que ingresse nos grupos de pesquisa e participe de Ligas Acadêmicas como as de Neuropsicologia, Hospitalar, Psicanálise, Gestalt, dentre outras. Além disso, o curso possui convênios estabelecidos com diversas instituições para a realização de estágios.

“Os estágios curriculares são ofertados a partir do 7º período através de campos em psicologia escolar, organizacional, jurídico, saúde mental e hospitalar. A internacionalização é uma realidade, com convênios com mais de 100 instituições de ensino no exterior em quatro continentes, em que professores e alunos são enviados para estudarem e viverem a experiência de uma nova cultura. O curso proporciona, além do ensino da Psicologia, uma cultura efervescente com os grupos de teatro e cinema que são desenvolvidos pelos alunos e apoiados pela coordenação do curso”, enfatiza Jamille Figueiredo.

A Psicologia é uma ciência e profissão muito ampla, com diversas especialidades e áreas de atuação possíveis, a exemplo das seguintes: Psicologia clínica, escolar ou educacional, trânsito, jurídica, esporte, ambiental, social, organizacional e do trabalho, neuropsicologia, hospitalar, dentre outras. “O curso de graduação é generalista onde o estudante consegue uma imersão nas diversas áreas. As ênfases do curso são processos clínicos e processos de prevenção e promoção da saúde”, elenca.

Mercado de trabalho

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que quase 1 bilhão de pessoas no mundo está acometida por algum transtorno mental. A demanda de cuidado em saúde mental nos diversos âmbitos tem crescido exponencialmente, assim como o reconhecimento da sociedade acerca da importância do Psicólogo nos processos de prevenção e promoção da saúde, bem como na reabilitação. “Os graduados em Psicologia encontram ampla oferta de atuação nos âmbitos públicos e privados, além disso, têm a possibilidade de atuarem como autônomos em seus consultórios”, pontua.

Em relação à faixa salarial, os valores podem variar significativamente dependendo do local de trabalho, da especialidade do psicólogo e do seu nível de experiência e qualificação. De forma geral, psicólogos recém-formados ou com pouca experiência tendem a receber salários iniciais mais baixos, enquanto aqueles com experiência e especializações podem alcançar remunerações mais altas. No Brasil, a média salarial varia, mas os psicólogos que atuam em clínicas particulares ou consultórios podem ter uma remuneração média mais alta em comparação com aqueles que trabalham em instituições públicas ou ONGs.

Leia também: Curso de Educação Física realiza aula inaugural do semestre

Compartilhe: