Por meio da Avaliação NPS (Net Promoter Score), estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) têm a oportunidade de contribuir com a melhoria da qualidade dos cursos e serviços da instituição. Até dia 29, fica no ar, via Magister, a pesquisa de avaliação que mensura a satisfação dos acadêmicos e o nível de recomendação da Unit para familiares e amigos.
O público-alvo da avaliação são os alunos da graduação presencial e do Ensino à Distância (EAD). Na pesquisa, o aluno responde somente a duas perguntas, para ambas deve atribuir uma nota de 0 a 10, sendo que uma é sobre recomendação e outra sobre satisfação.
“O NPS é um indicador fácil e rápido de ser calculado. De forma simples e direta, podemos medir a satisfação e lealdade do cliente, no nosso caso, os alunos. Seus resultados são fundamentais para identificarmos pontos de melhoria e direcionar esforços para aprimorarmos nossos serviços”, conta a coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unit, Caroline Oliveira.
Com as respostas finais, pretende-se avaliar os serviços oferecidos pela universidade. A partir dos resultados de cada avaliação, as respostas dos participantes irão embasar o planejamento de ações planejadas para assegurar e potencializar a qualidade dos serviços prestados pela instituição. A CPA da Unit ficará responsável pela aplicação da pesquisa e também pela divulgação dos resultados.
“Através da análise do NPS, é possível tomar decisões melhores e implementar ações que visam aprimorar a experiência acadêmica de todos”, define.
O que é a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação é prevista pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição de ensino superior deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas.
Essas comissões devem ser cadastradas no Ministério da Educação, além de compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada.
Os resultados das avaliações são também analisados pelos gestores, coordenadores e pela própria CPA, que por meio de reuniões e grupos de debates propõe ações para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição. A comissão também promove a divulgação das demandas apresentadas pelos diversos segmentos da Instituição e informa quais ações estão sendo desenvolvidas para corrigir eventuais fragilidades e aperfeiçoar as potencialidades já identificadas.
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