ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit realiza Cerimônia da Lâmpada, que conecta história e inspiração para o futuro da Enfermagem

Evento simbólico marca o início da jornada acadêmica dos novos alunos e homenageia Florence Nightingale, inspirando a próxima geração de enfermeiros.

às 19h52
Compartilhe:

Em um evento carregado de simbolismo, a Universidade Tiradentes (Unit) realizou nesta segunda-feira (15), a Cerimônia da Lâmpada, marcando o início da vida acadêmica dos novos alunos de Enfermagem dentro da metodologia Inova e homenageando a precursora da profissão, Florence Nightingale. A cerimônia, que já se tornou tradição na Unit, é mais do que uma simples recepção aos calouros: é um ritual que conecta as novas gerações à história da enfermagem e os inspira a seguir os passos de Florence, a “Dama da Lâmpada”.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Geisa Lima, destaca que além de acolher os novos alunos, o evento também possui uma importância histórica. “Entendemos que estão iniciando o curso de Enfermagem, e consideramos relevante que participem e compreendam o processo histórico pelo qual a enfermagem se desenvolveu, conhecendo um pouco mais de nossa história e de nossos precursores. Além disso, é importante que os alunos veteranos do curso transmitam a chama da sabedoria e do conhecimento aos alunos que estão ingressando. Essa transmissão também está relacionada a assumir uma responsabilidade, a responsabilidade pelo cuidado, que é o objeto de estudo da enfermagem”, pontua Geisa.

Para os alunos, a Cerimônia da Lâmpada representa mais do que apenas um rito de passagem. A estudante do 3º período, Bruna Vieira compartilha sua experiência. “A recepção que recebemos como alunos, através da cerimônia da lâmpada, é muito importante, pois mostra a luz que devemos seguir, o caminho certo. Quando as lâmpadas são acesas, iluminam tudo. Essa luz nos mostra o caminho a seguir na enfermagem, que é realmente o de ajudar o próximo e fazer o bem para os outros. Porque a enfermagem é isso. Não se trata apenas das técnicas que aprendemos durante as aulas, sejam teóricas ou práticas, vai além disso”, pontua a estudante.

Raphael Freitas, também do 3º período, reflete sobre o simbolismo da cerimônia e menciona o que o levou a escolher Enfermagem como profissão. “Descobri que a área de enfermagem proporciona uma maior proximidade com o paciente, um contato mais direto com as pessoas. Então, o fato de escolher a enfermagem foi isso. A cerimônia da lâmpada representa uma passagem para nós, acadêmicos. Nos sentimos presentes quando recebemos a lâmpada, que irá guiar e iluminar nossos caminhos ao longo de toda a trajetória acadêmica” revela.

Sobre Florence Nightingale e a lâmpada

Nascida em 1820 na Itália e falecida em 1910 na Inglaterra, Florence Nightingale foi uma enfermeira e pioneira da enfermagem moderna. Ela se tornou famosa por seu trabalho durante a Guerra da Crimeia (1853-1856), onde ela e sua equipe de enfermeiras transformaram as condições sanitárias nos hospitais militares, reduzindo significativamente a taxa de mortalidade entre os soldados. 

Nightingale é reconhecida como a fundadora da enfermagem moderna devido à sua ênfase na higiene, cuidados básicos e na organização do ambiente hospitalar. Além disso, ela foi uma estatística e reformadora social, utilizando dados estatísticos para defender reformas no sistema de saúde. Seu legado continua a inspirar enfermeiros e profissionais de saúde em todo o mundo.

Para a professora de Enfermagem, Emília Cervino, a cerimônia é um momento de manter acesos os compromissos assumidos durante os anos de formação. “Na Cerimônia da Lâmpada da Unit, os alunos ingressantes recebem a chama da enfermagem de seus colegas veteranos, simbolizando a transmissão de conhecimento e valores. A luz da lâmpada ilumina o caminho que os futuros enfermeiros trilharão, guiando-os na jornada de aprendizado e serviço ao próximo”, enfatiza.

A estudante caloura de Enfermagem, Kailany Andrade, foi uma das estudantes que recebeu a lâmpada. Ela compartilha suas expectativas e como essa cerimônia impacta sua trajetória acadêmica. “Estou muito emocionada. Espero poder ingressar na carreira de enfermagem, na área da saúde, que é o que sempre quis, e espero trabalhar com isso nos próximos anos. Até decidir que já não me sinto mais realizada, pois quero continuar crescendo sempre mais e mais”, elenca.

Leia também: Projeto Masterfitts comemora aniversário com gestos de reconhecimento e celebração

Compartilhe: