ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Masterfitts comemora aniversário com gestos de reconhecimento e celebração

Projeto de extensão da Universidade Tiradentes promove há sete anos, saúde e qualidade de vida para a pessoa idosa

às 19h45
Compartilhe:

O Projeto Masterfitts, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente e ao Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) da Universidade Tiradentes (Unit), está completando sete anos. Ele surgiu com o propósito de promover saúde, qualidade de vida e autonomia funcional para a população idosa, que mais cresce atualmente. Então capacitar os alunos para trabalhar com esse grupo abre portas profissionais significativas. 

Dessa forma, o coordenador do LABIMH, professor doutor Estélio Dantas, destaca a importância do Masterfitts não apenas para os participantes, mas também para os alunos e profissionais envolvidos. “Somos pioneiros em realizar um treinamento de força e com intensidade nos idosos, mudando o paradigma de atuar com exercícios leves, dança ou apenas alongamentos. Assim, o trabalho com pessoas desta faixa etária, com a utilização de carga e intensidade, respeita a individualidade de cada um e promove melhoria na qualidade de vida”, explica Estélio Dantas.

Para celebrar os sete anos do Masterfitts, a equipe do projeto organizou uma cerimônia especial na qual foram entregues camisas personalizadas aos participantes e membros da equipe. A coordenadora de comunicação social do LABIMH, Karollyni Dantas, ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho em equipe para o sucesso do projeto. 

“Atualmente, contamos com uma equipe diversificada, composta por enfermeiros, nutricionistas, acadêmicos de medicina e outros profissionais, além de uma grande quantidade de estudantes envolvidos. Essa diversidade é fundamental para o sucesso do nosso projeto, pois cada membro da equipe traz consigo uma perspectiva única e um conjunto diferente de habilidades. Além de contribuírem ativamente para a missão do projeto, esses profissionais e estudantes desempenham um papel crucial na troca de conhecimento e na aprendizagem”, elenca.

Contribuindo com a sociedade

Mais do que uma pesquisa acadêmica, o Masterfitts é um projeto de extensão universitária que também tem funcionado como uma ponte entre a ciência e a comunidade, transformando vidas e moldando novos paradigmas na abordagem do envelhecimento saudável. Ao longo dos anos, tem se mostrado um grande estimulador de mudanças positivas, capacitando alunos, promovendo a inclusão social e demonstrando o poder da atividade física e do apoio mútuo.

Para o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, Ronaldo Linhares, o Masterfitts representa a essência da missão da universidade. “Para a universidade, que se dedica à pesquisa, ensino e extensão, isso é fundamental, ainda mais crucial porque este projeto está integrado à nossa pós-graduação. É uma iniciativa que abrange pesquisa, ciência, extensão e relações sociais, contribuindo para devolver à sociedade os frutos do trabalho da universidade. Portanto, é de suma importância considerar a perspectiva de compartilhar com a sociedade parte do conhecimento e dos avanços científicos produzidos. Por isso, destacamos a relevância deste projeto, que celebra sete anos de dedicação contínua”, pontua.

O projeto já transformou a vida muitos idosos, como a de Maria de Lourdes Souza da Silva, 75 anos, participante do projeto desde 2017. “Participar deste projeto tem sido uma bênção em minha vida. Aos meus 75 anos, nunca imaginei que poderia desfrutar tanto da academia e dos benefícios da atividade física. Antes de ingressar, eu me sentia limitada, com dores e falta de energia para realizar as tarefas mais simples do dia a dia. Mas desde que me juntei a este grupo maravilhoso, minha vida mudou completamente”, conta Maria de Lourdes.

Maria da Conceição Santos, de 85 anos, é uma das idosas cheias de vida e energia que participam do projeto desde o seu início. “Quando me juntei, há alguns anos, confesso que estava um pouco receosa, preocupada se seria capaz de acompanhar o ritmo das atividades e se realmente faria alguma diferença na minha saúde já avançada. Os instrutores e colegas de grupo se tornaram uma fonte de apoio”, enfatiza.

Para a estudante do 8º período de Educação Física da Unit Larissa Nunes, a participação no projeto é uma oportunidade única de aprendizado e crescimento profissional. “O projeto é de extrema importância para nossa sociedade como um todo. Como acadêmica, sinto-me privilegiada por estar imersa nesse ambiente. A especificidade da educação física proporciona uma ampla gama de áreas de atuação, e estar tão envolvida em uma delas, conhecendo-a mais profundamente e trabalhando com os participantes do projeto, é extremamente enriquecedor”, revela.

Leia também: Unit abre portas para o mundo por meio de intercâmbios e parcerias internacionais

Compartilhe: