ESTUDE NA UNIT
MENU



Três trabalhos de iniciação científica são premiados em Encontro de Pesquisa

O Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos submeteu 12 trabalhos, distribuídos em cinco Grupos de Trabalho, reforçando o compromisso com a pesquisa

às 14h39
Compartilhe:

Com o objetivo de disseminar o conhecimento no âmbito da pesquisa empírica em Direito e promover debate entre os pesquisadores em âmbito nacional, aconteceu de 26 e 30 de agosto, o XIII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito, organizado pela Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED) e Universidade Federal de Sergipe, com apoio da Universidade Tiradentes (Unit). 

O evento contou com 39 Grupos de Trabalhos no âmbito do Direito e das Ciências Sociais Aplicadas. Destes, cinco foram submetidos pelo Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGD) da Unit que ainda teve 12 trabalhos aprovados no Encontro.

Os resultados mostraram o compromisso dos professores do PPGD na formação de alunos da graduação em pesquisa por meio da iniciação científica, integrando os diferentes níveis de formação, além de fortalecer o tripé pesquisa, ensino e extensão. “Muitos dos quais fomentados no âmbito dos projetos de iniciação científica, envolvendo alunos da graduação do curso de Direito, inclusive quem já está na metodologia INOVA. Cada GT selecionou o melhor trabalho para compor uma obra coletiva e foram premiados três trabalhos de integrantes do PPGD”, pontua a professora do curso de Direito e do PPGD, Gabriela Rebouças. 

O trabalho “Perspectivas Sociojurídicas sobre a Utilização de Social Bots na Desinformação Relativa ao Meio Ambiente e ao Clima” foi escolhido. De autoria da graduanda em Direito, Caroline Jacques Fraga da Silva (PIBIC/CNPq) e da professora Clara Machado, o trabalho discutiu os Social Bots e a disseminação de notícias falsas, pautando a distorção de informações que comprometem a conscientização pública e a ação coletiva essencial para enfrentar as questões climáticas. 

De autoria do doutorando pelo PPGD, Bruno Teixeira Lins, em parceria com a aluna do curso de Direito, Sophia Jesus Santos (PROVIC-UNIT), e com o professor Fran Espinoza, o trabalho “Resolução de conflitos e comunidades tradicionais em Sergipe: uma análise no quilombo Lagoa dos Campinhos em Amparo do São Francisco”, foi submetido ao  GT. A pesquisa parte do projeto inserido originalmente no Programa Laboratório Social que é fruto de parceria entre Unit, Universidade de Valladolid e Universidade de Deusto. 

E o terceiro trabalho premiado foi o de autoria da doutoranda pelo PPGD, Letícia Feliciana dos Santos Cruz, em parceria com o aluno do curso de Direito, Gustavo Oliveira de Santana (PIBIC/CNPq). Com o tema “Cidades Inteligentes e Políticas de Governo Digital: um estudo sobre as iniciativas em Aracaju/SE”, o trabalho foi disponibilizado para a administração municipal, visando popularizar o acesso aos serviços oferecidos e fomentar a inclusão digital dos cidadãos.

Como parte da programação do XIII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito, no dia 29, foi realizado o painel “Dialogando sobre Pesquisas e Políticas Públicas sobre Mulheres em situação de Violência”, com as expositoras Patrícia Bertolin (UPM/SP), Luanna Tomaz (UFPA) e a coordenadora do PPGD da Unit, Grasielle Borges, no Tiradentes Innovation Center, campus Unit Farolândia.

EPED

A realização do XIII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito (XIII EPED) em Sergipe, no ano de 2024, traz consigo uma série de benefícios e impactos de grande relevância para o estado e sua comunidade acadêmica. Primeiramente, o evento representa um importante fomento à pesquisa jurídica em Sergipe. Ao receber o XIII EPED, o estado se transforma em um centro de fomento para o desenvolvimento de estudos empíricos e pesquisas não apenas no campo do Direito, mas em todas as áreas que se interligam com essa esfera específica.

O Encontro aconteceu em parceria da Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED) com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), com extrema relevância para Sergipe, pois o evento traz impactos significativos e duradouros no estado, beneficiando tanto a academia quanto a sociedade em geral.

Leia mais: Ciclo de Debates discute populismo punitivo e novo autoritarismo na América Latina

Compartilhe: