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Reconhecimento CSAT valoriza a excelência no atendimento na Unit

Colaboradores são premiados por suas altas avaliações e contribuem para uma cultura de feedback e melhoria contínua

às 12h50
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Na última sexta-feira, 11, a Universidade Tiradentes (Unit) reconheceu a excelência no atendimento de seus colaboradores, premiando aqueles que mais se destacaram nas avaliações dos alunos. A iniciativa, que faz parte do projeto de avaliação do atendimento presencial da instituição, visa estimular uma cultura de feedback e melhoria contínua, colocando o cliente sempre em primeiro lugar.

A premiação do Customer Satisfaction Score, conhecida como Reconhecimento CSAT, é um marco importante para a Unit, que busca constantemente aprimorar a experiência dos alunos. Ao reconhecer e valorizar os colaboradores que oferecem um atendimento de qualidade, a instituição demonstra seu compromisso com a excelência e motiva toda a equipe a buscar cada vez mais resultados positivos.

O pró-reitor de Marketing, Comercial e Relacionamento da Unit, Luis Carlos Beltrami, ressaltou a importância dessa ação no contexto do planejamento estratégico da instituição. “Identificamos a necessidade de melhorar o atendimento. Para isso, era essencial medir a qualidade do atendimento atual. Hoje, utilizamos o Net Promoter Score (NPS), que indica se a pessoa recomendaria ou não o serviço, mas precisávamos de uma métrica que avaliasse o atendimento em si”, elenca.

Crescimento profissional e à melhoria contínua

Foi então que foi implementado CSAT, uma métrica que permite avaliar, de 1 a 5, a satisfação do cliente em relação a um atendimento específico. “O processo é bem simples: geramos um QR code para o atendimento e o cliente responde a três perguntas que avaliam a qualidade, presteza, cordialidade e se sua solicitação foi atendida. A partir dessas respostas, criamos um dashboard e começamos a premiar os melhores desempenhos”, explicou Beltrami.

A coordenadora de Relacionamento, Juliana Silveira, complementou ao afirmar que essa avaliação traz benefícios tanto para a instituição quanto para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. “Quando trabalhamos diariamente, queremos receber um feedback, não apenas do nosso gestor, mas também do nosso aluno ou cliente. Isso pode ser um incentivo importante, pois compartilhamos com os colaboradores os feedbacks escritos pelos alunos. Assim, o colaborador pode entender como está sendo visto, identificar áreas para melhorar, reforçar seus pontos fortes e utilizar essas informações para impulsionar sua carreira”, ressalta Juliana.

A valorização do trabalho bem feito

O evento contou com a participação do psicólogo e palestrante Alvaci Resende, que compartilhou sua experiência de 20 anos na Unit, ressaltando a importância de um ambiente organizacional saudável. “Mostrar que viver feliz depende de cada um é fundamental. Em primeiro lugar, precisamos gostar de nós mesmos para entender o ambiente organizacional. Quando nos conhecemos e apreciamos o que fazemos, chegamos ao local de trabalho com mais amor e benevolência, prontos para compartilhar com os demais”, ressalta o psicólogo.

A coordenadora do Unit Carreiras, Ana Paula Morais, também destacou a relevância do reconhecimento. “Esse reconhecimento eleva a autoestima, melhora o desempenho dentro do setor e faz com que aqueles que não foram contemplados agora pensem: Eu também vou buscar um atendimento melhor para obter esse reconhecimento. Isso estimula uma competição saudável, que não se trata de ser melhor que o outro, mas de estar envolvido em um ambiente colaborativo, onde todos participam e há espaço para o crescimento de todos”, pontua Ana Paula.

Premiação

Os premiados pela ação foram:

  • Felipe Vilela – DAAF
  • Lilia Karina – Núcleo de Benefícios
  • Suyane Nunes – Central de Matrículas
  • Gelza Alves – Fidelização
  • Eloise Alves – Unit Carreiras
  • Jidean Tintiliano – Biblioteca

Os colaboradores premiados também compartilharam suas percepções sobre o evento. Felipe Vilela, Auxiliar Administrativo do DAAF, destacou como o reconhecimento reflete diretamente no seu desempenho. “Esse reconhecimento me motiva de forma saudável, estimulando tanto meu crescimento profissional quanto o crescimento da instituição. Sinto-me honrado e com a certeza de que um trabalho bem feito sempre gera bons frutos”, ressalta.

Lilia Karina, assistente administrativo Jr. do Núcleo de Benefícios, afirmou que o atendimento gentil e objetivo foi fundamental para alcançar o reconhecimento. “Agradeço pelo reconhecimento. É gratificante fazer parte de uma instituição que valoriza seus colaboradores”, revela Lilia. 

Eloise Lima, do Unit Carreiras, enfatizou a importância de iniciativas como essa. “Acredito que o reconhecimento se deve à forma como conduzimos o atendimento no setor. Sempre nos esforçamos para resolver os problemas apresentados e, quando isso não é possível ou está além das nossas responsabilidades, orientamos o cliente sobre o caminho correto a seguir. Sentimo-nos valorizados e reconhecidos pela empresa, e iniciativas como essa reforçam a importância do nosso trabalho e o impacto que ele tem na vida do cliente final”, finaliza.

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