As caravanas de alunos e familiares chegam a todo instante nos auditórios Padre Arnóbio e Padre Melo, no Bloco D, onde os participantes da Feira do Vestibular 2024 (Feivest) são convidados a conhecer um pouco mais sobre a Universidade Tiradentes (Unit). Cada grupo de participantes é convidado a assistir a uma rápida apresentação, que dura entre 20 e 25 minutos, na qual a própria instituição diz a cada um deles quem ela é, qual a sua trajetória, quais são os seus propósitos e o que ela tem a oferecer.
“É o primeiro momento do aluno aqui dentro da universidade. Ele chega, vem para os auditórios, e em três momentos eles conhecem a nossa história, o nosso ecossistema, o ITP, o Innovation…, e daqui eles são direcionados para os tours, tanto de cada curso, quanto os que saem de ônibus para conhecer o campus inteiro. Essa apresentação é importante porque é um momento no qual os visitantes entendem qual é o cenário da universidade e o que ela consegue proporcionar para eles em termos de diferencial. Eles entendem sobretudo quais são os diferenciais da instituição”, explica Carla Santana, supervisora de planejamento do Núcleo de Marketing da Unit.
A acolhida dos colaboradores é seguido por um vídeo narrado pelo próprio reitor e fundador da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, que conta a história da Unit, desde a fundação do Ginásio Tiradentes, em 1962, até os dias atuais, passando por todos os crescimentos alcançados e desafios superados. Em seguida, os estudantes conheceram o Modelo Acadêmico Tiradentes, que condensa toda a metodologia, os modelos curriculares, os recursos tecnológicos de apoio (como o Google for Education) e as atividades teóricas e práticas previstas em cada curso.
“Vocês terão um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e outras plataformas virtuais que vão instigá-los a criar essa rotina de estudo independente, desenvolver desafios, estudar em casa para trazer esse conhecimento prévio para desenvolver na sala de aula, nas disciplinas, nos projetos, em toda essa jornada acadêmica. Vai ter mão na massa? Vai, porque aqui o estudante aprende fazendo, E vai ter muita gente aqui pra ajudar vocês nesse processo de troca de conhecimento e compartilhar ideias ”, afirma o gerente de Qualidade da Pró-Reitoria de Graduação, Antônio Minoru Suzuki.
A apresentação mostrou ainda os atributos e serviços prestados aos estudantes por dois importantes núcleos de apoio da instituição: o Unit Carreiras, responsável pela preparação e encaminhamento dos alunos e egressos para o mercado de trabalho; e o de Relações Internacionais, que encaminha alunos para programas e atividades de intercâmbio e mobilidade acadêmica internacional, através de parcerias formadas pela Unit com mais de 60 faculdades e universidades de países como Espanha, Portugal, Letônia, Colômbia, Chile, Argentina, e Coreia do Sul, entre outros.
Impressões e expectativas
Toda essa apresentação chamou a atenção do estudante Arthur Vital Máximo, que faz o terceiro ano do Ensino Médio no Centro de Excelência Felisbelo Freire, em Itaporanga D’Ajuda (SE). “Cara, foi uma apresentação muito bem organizada e a produção técnica me impressionou bastante. O conteúdo da apresentação também foi bem inspirador. Eu gostei”, elogiou ele, que pretende fazer o curso de Biologia ou outro que esteja relacionado à Ecologia. Além das Relações Internacionais, outro lugar que interessou muito a Arthur foi a Biblioteca Central Jacinto Uchôa “Da Unit, eu espero bastante interação, pois prometeram que vai ter interação entre alunos, professores e bastante companheirismo também”, diz.
Já as amigas Mariane Tavares Dantas e Ana Jessy Santos da Mota, que moram na Grande Aracaju e fazem o segundo ano do Ensino Médio no Colégio Liceu, se interessaram especialmente pelo Unit Carreiras. “Porque tem o acompanhamento do aluno desde o primeiro dia e tudo mais. E você já vai tendo noção da empregabilidade do seu curso também”, diz Ana, que ainda não estava decidida quanto ao curso que irá fazer. Mariane, por sua vez, se decidiu pela Medicina. “Estamos aprendendo um pouquinho sobre cada profissão, vendo a infraestrutura e tudo mais. E estamos gostando”, garantem.
Quem terá mais tempo para amadurecer a escolha é a jovem Maria Eduarda Matos Nunes, de 14 anos, que mora no bairro Siqueira Campos (Aracaju) e acaba de concluir o 9º ano do Ensino Fundamental, mas já começou a pensar na universidade. “Eu tenho um pouco de preocupação com o futuro, porque eu não tenho certeza do que eu quero ser quando crescer. Então, eu vim ver como é que funcionam as coisas por aqui, as matérias que tem para ver, se eu desperto o interesse em algum curso específico. Pensei em Psicologia, mas quero ver se eu vou me interessar mesmo depois de ver como ela realmente é”, afirmou Eduarda, compartilhando a expectativa com a mãe, Maria Cláudia: “Eu a acompanho, dou muita força e estou aqui deixando ela ficar à vontade, ver tudo que tem para ela decidir o que é melhor para ela”.
Vestibular
As visitações da Feivest seguem até às 17h deste sábado. Os visitantes podem se inscrever no Vestibular Tradicional 2025-1, cujas provas acontecem em 31 de outubro, no campus Farolândia. Quem fizer a inscrição no evento terá um desconto de 50% na inscrição, exceto para o curso de Medicina, que terá desconto de R$ 100. Estes descontos valem exclusivamente para o dia do evento.
Leia mais:
Feivest 2024 já começou a todo vapor e segue até o fim do dia com uma vasta programação