O doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes (Unit), Nilzir Soares Vieira Junior, tomou posse como Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe (MPSE) para o biênio 2024/2026. A cerimônia ocorreu na última segunda-feira, 25, no auditório da sede do MPSE, reunindo autoridades, familiares, amigos e colegas da instituição. A sessão solene marcou o início de sua gestão, com o juramento, leitura do termo de posse e a tradicional entrega do Colar do Mérito Tobias Barreto, simbolizando a transmissão de cargo pelo antecessor, Manoel Cabral Machado Neto.
“Quero agradecer a todos os amigos e amigas que muito me honram nesta solenidade, e de uma forma especial a todos os meus colegas do Ministério Público de Sergipe, que pelo voto de confiança, me entregam essa honrosa missão de chefiar a minha instituição pelo próximo biênio. Sintam-se todos vocês abraçados e estejam certos, meus estimados colegas, que empenharei todo o meu intelecto e toda a minha energia vital, para que o nosso Ministério Público se mantenha entre os melhores do país e que a gente possa obter maiores avanços”, enfatizou.
Durante a cerimônia, o ex-Procurador-Geral, Machado Neto, ressaltou o progresso alcançado em sua gestão, que incluiu prêmios nacionais e avanços institucionais. Ele também expressou confiança na liderança de Nilzir “Tenho certeza de que Nilzir dará continuidade ao trabalho de fortalecimento da instituição, conduzindo-a a novas conquistas e mantendo o Ministério Público próximo da população”, destacou o Machado Neto.
A solenidade também foi marcada por discursos e entrevistas de autoridades, destacando a competência e dedicação de Nilzir ao longo de sua trajetória no MPSE e enaltecendo o legado construído pelo PGJ Machado Neto. “Quero parabenizar Manoel Cabral Machado Neto que se despede tendo cumprido uma grande missão. Agora chega Nilzir, que é outro técnico muito capacitado, que foi muito bem referendado por todos os seus pares, eleito praticamente por unanimidade, e a gente fica feliz pela grande parceria que existe entre o Governo do Estado e o Ministério Público de Sergipe. Quando todos os poderes estão em sintonia, quem ganha é a sociedade”, afirmou o governador do Estado, Fábio Mitidieri.
Trajetória de Nilzir Soares
Natural de Pão de Açúcar (AL) e criado na cidade de Propriá (SE), Nilzir Soares possui uma trajetória profissional marcada pela dedicação ao Ministério Público de Sergipe e à promoção dos direitos humanos. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Direito pela mesma instituição e Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes, ele ingressou no MPSE em 2003.
Ao longo de sua carreira, Nilzir Soares atuou em diversas Comarcas e em áreas estratégicas, como o combate às organizações criminosas e a defesa do direito à saúde. Foi Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (2020-2023), Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público – ASMP, além de ocupar a função de Secretário-Geral do MPSE até sua nomeação para o cargo de Procurador-Geral de Justiça.
Em reconhecimento ao seu compromisso com o Estado, Nilzir recebeu, em 2024, o Título de Cidadão Sergipano, além de honrarias concedidas por municípios como Propriá, Japoatã, Japaratuba e Tobias Barreto.
Com informações do Ministério Público de Sergipe
Leia também: Doutorando em Direitos Humanos pela Unit assume o comando do MPSE