Para quem mora em Aracaju, o domingo é dia de um tradicional ponto de encontro que muita gente conheceu ao longo das décadas de 1980 e 1990, e que persiste até hoje, resistindo às mudanças do tempo. Esse local é a Feirinha da Praça Tobias Barreto, criada há pouco mais de 40 anos no tradicional Bairro São José, a cerca de dois quilômetros do centro da cidade. Ali, todos os domingos, dezenas de barracas de comerciantes oferecem lanches e refeições com comidas típicas, bolos, tortas, salgados e doces caseiros.
Costumeiramente, a Feirinha tem seu maior movimento a partir das 16h, sendo frequentada por famílias que terminam de assistir às missas da tarde e da noite na igreja do Santuário Arquidiocesano São José, a poucos passos da praça. No entanto, a feirinha funciona ao longo de todo o dia, entre 10h e 22h, oferecendo uma opção de descanso e de alimentação para servidores e funcionários que trabalham no comércio ou fazem plantão em instituições próximas ao local, como o Hospital São Lucas e a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Além das comidas, o espaço também conta com um amplo espaço de artesanato, com barracas de bordados, roupas, rendas, redes, bijuterias, bonecas de pano, arranjos de palha e peças de cerâmica fabricados pelos próprios artesãos. Em meio às barracas, forma-se também uma área de convivência, onde artistas, grupos e músicos locais também encontram espaço para se apresentar e mostrar seus trabalhos, acompanhado os animados bate-papos dos frequentadores. E junto a essa área, é montado um pequeno parque infantil, com brinquedos e um pula-pula reservados para a diversão das crianças.
A feira de rua aproveita o espaço da Praça Tobias Barreto, construída no início do Século 20 e que já passou por diversas reformas. Hoje, ela conta com 14 mil metros quadrados de área amplamente arborizada e algumas estruturas ali mantidas, como espaços de leitura e de convivência, local para eventos com palco, passarela em estrutura metálica e lago artificial. Ao centro dela, está erguido um pedestal com a estátua do jurista, escritor e filósofo sergipano Tobias Barreto de Menezes (1839-1889), fundador da Academia Brasileira de Letras e um dos principais intelectuais brasileiros do Século 19.
Todo esse cenário se soma ao clima agradável proporcionado pela brisa fresca e pelo ambiente de nostalgia, já que muitas pessoas frequentam a Feirinha desde a infância e adolescência. O local também é apreciado por moradores de outros bairros e por turistas, que se interessam principalmente pela comida de rua e pelo artesanato. É uma dica perfeita para encerrar o domingo de descanso com chave de ouro, guardando todas as energias necessárias para mais uma semana que começa.
Leia mais:
TCCs propõem soluções para revitalizar áreas do Centro da capital sergipana
Coretos: de espaços para bandas a patrimônios arquitetônicos
Unit celebra aniversário de 185 anos de Tobias Barreto