ESTUDE NA UNIT
MENU

Gerente da AWS conversa com estudantes de TI da Unit sobre cultura da inovação

Rubem Saldanha reuniu alunos e professores de cursos da área para falar sobre cultura de inovação adotada em uma das maiores e principais big techs do mundo, além das possibilidades abertas pela parceria das empresas com o Grupo Tiradentes

às 20h39
Compartilhe:

Alunos dos cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade Tiradentes (Unit) participaram de um momento especial de aprendizado na noite desta terça-feira, 3: uma palestra do gerente de desenvolvimento de negócios da AWS (Amazon Web Services), Ruben Paulo Saldanha, que esteve em Aracaju para uma agenda de reuniões e atividades no Grupo Tiradentes. Ele conversou com os alunos no Auditório Padre Arnóbio, no Campus Farolândia, sobre a carreira profissional, as perspectivas atuais e futuras do mercado de tecnologia e, principalmente, sobre a cultura de inovação da Amazon, uma das maiores e principais big techs do mundo. 

O encontro com os estudantes de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), em clima bastante descontraído, foi um desdobramento da parceria já existente entre o Grupo Tiradentes, a AWS (uma das maiores empresas de computação em nuvem do mundo) e a SoftwareOne (líder global em soluções de software e tecnologia em nuvem). Elas acabam de anunciar o aprofundamento da parceria, com um acordo de cooperação para a implantação de um Centro de Inovação em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, dentro da estrutura do futuro Tiradentes TechPark (TTP), que está sendo implantado no campus Farolândia.

“Nós vamos transformar a nossa universidade e o Grupo Tiradentes com essa parceria, porque trabalharemos agora na nuvem com ciência de dados e inteligência artificial, e isso tudo aplicado principalmente para a formação de vocês. Uma das nossas metas aqui é ter fábricas de IA, e vocês terem uma formação complementar à formação que existe hoje dentro da matriz curricular. O céu é o limite. A partir do momento em que a gente se engaja com essas empresas internacionais, não tem mais fronteira para vocês”, destaca o diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão, em sua saudação aos alunos. 

O próprio Rubem Saldanha destacou o contato com os estudantes da área de TI como um momento importante para o surgimento de novas ideias e inovações. “Estudantes movem o mundo. Eles são a próxima geração, estão com a cabeça fresca, que vão fazer as novas e as próximas inovações que vão acontecer. Então, ter contato com esses alunos é super importante pra empresas como a AWS, porque é nesse ‘olhar fresco’, no bom sentido da expressão, que eles trazem que estão as próximas grandes mudanças que vão acontecer no mundo”, disse ele. 

Cabeças abertas

O gerente elogiou ainda a formação e o preparo oferecido pela Unit e por todo o seu ecossistema de ensino aos estudantes da área de TI, tanto através de suas metodologias e grades curriculares quanto por suas estruturas e tecnologias disponíveis. “Vocês têm estudantes e professores muito bons aqui. Eu conheci bastante a estrutura de pesquisa que tem aqui e ela é muito avançada. Então, trabalhar com os alunos que trabalham nessas pesquisas ou que podem almejar a estar nelas é super importante, porque a gente tem ferramentas novas e esses estudantes que estão aqui agora têm a cabeça mais aberta ao novo que está vindo. Quando se junta esses estudantes com as ferramentas novas que estão vindo, como as que a AWS traz, isso faz uma junção perfeita para essa nova onda de inovação”, definiu Saldanha. 

“Esse encontro amplia os horizontes, cria uma relação de contato com o que há de mais novo em projetos de sucesso no mundo hoje. Nós estamos falando de formação de alunos na área de tecnologia da informação. Isso tem tudo a ver, com as conexões que são feitas e podem ser feitas aqui. A Unit se coloca na vanguarda, não só pela parceria que ela estabelece nesse exato momento. A gente vai ter um espaço aqui para as empresas se estabelecerem, para manterem em contato direto com os alunos, e ela também vai estar diante daquilo que há de melhor no mundo da tecnologia, em termos de mercado, de produto, de gestão e de modelo de informação”, ressalta o pró-reitor de Graduação e Extensão da Unit, professor Ronaldo Linhares. 

O coordenador operacional dos cursos de TI da Unit, professor Ricardo Porto, destacou que muitas das ferramentas e soluções tecnológicas propostas pela AWS já são estudadas, trabalhadas e praticadas pelos alunos, no dia a dia de seus cursos, em suas trilhas de conhecimento. “A AWS é uma das grandes empresas quando a gente relaciona ao quesito de inovação tecnológica, do mercado de TI. Estar perto da comunidade acadêmica facilita tanto os contatos a nível de empregabilidade quanto a questão de conhecimento, ou seja, passar os conhecimentos sobre tecnologias novas que eles desenvolveram, o funcionamento dessas tecnologias para que os nossos alunos tenham conhecimento sobre isso e verifiquem a possibilidade de utilizar nos projetos deles e no desenvolvimento da carreira acadêmica deles”, afirmou. 

Entre os alunos que acompanharam com interesse a palestra com o representante da AWS, estava Ryan França Andrade, do primeiro período de Sistemas de Informação. Ele conta que foi avisado da palestra em cima da hora e estava curioso sobre o conteúdo e o assunto do encontro. “É interessante, porque a gente vai ter a visão de uma parte da indústria que a gente está começando a entender. Alguns de nós estamos encontrando nosso caminho, o que a gente quer fazer na indústria, e aqui a gente tem a visão de alguém que entende, que pode apontar um caminho, dar uma noção e uma possibilidade para alguém que está procurando seu caminho”, diz ele, que sempre foi interessado na área de tecnologia em geral e a escolheu por enxergar muitas possibilidades de carreira. 

Cultura de inovação

Um dos principais assuntos tratados na conversa com os estudantes foi a cultura organizacional da Amazon, criada em 1994 na cidade de Seattle (Estados Unidos), inicialmente como um site para a venda on-line de livros. Esta cultura é baseada na inovação, isto é, no surgimento de novas ideias e soluções para atender a demandas reais do público, com base em princípios como empoderamento, foco no cliente e estímulo à criatividade.  

Saldanha lembrou que, desde a sua criação, a Amazon sempre rompeu algumas barreiras dentro da área de comércio eletrônico. “Desde o princípio, a cultura de olhar para o diferente e querer fazer coisas diferentes vem pautando a Amazon. O que a gente faz aqui é inspirar esses jovens em como a gente fez. Não que seja uma fórmula de sucesso, mas é uma fórmula que funcionou para nós. Queremos que eles olhem aquilo ali e falem assim: ‘Eu preciso pensar fora da caixa, fazer uma milha a mais para poder realmente fazer uma inovação e não só aceitar o que está por aí’”, instigou o gerente da AWS.

“Um dos primeiros princípios da AWS é o foco no cliente. Eles escutam demais o cliente e a partir desse ouvir, através de uma técnica que eles têm, chamado Working Backwards, eles criam produtos a partir dessa demanda do cliente. Eles apostam também e aceitam o erro como sendo um processo normal, para aprender e mudar rápido. Isso tem muito o que agregar realmente aos nossos alunos”, acrescenta o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Unit, professor Fábio Santos. 

Leia mais:
Representantes da AWS e SoftwareOne visitam a Unit para estreitar parceria
Ecossistema Tiradentes vai implantar um novo parque tecnológico em Sergipe

Compartilhe: