Estudantes do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit) estão ganhando a oportunidade de vivenciar a prática da profissão através do contato direto com bares, restaurantes e outras empresas e instituições que lidam diretamente com a alimentação. Uma ação neste sentido foi realizada recentemente na filial da Outback Steakhouse, no Shopping Riomar, em Aracaju, onde 48 alunos de Nutrição fizeram uma visita técnica à cozinha da unidade. A atividade aconteceu através do projeto Preparação para o Mercado de Trabalho, vinculado ao rol de componentes curriculares de Competências para Vida e Carreira (ComVC), presentes na metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos).
Segundo o professor Hugo Xavier, coordenador da área de Nutrição e Gastronomia da Unit, o objetivo foi permitir que o estudante, ao ter contato diretamente com as empresas, possa vivenciar a ação do nutricionista no mercado de trabalho, além de fazer uma imersão na experiência de uma cozinha industrial automatizada de um restaurante internacional. Ele explica ainda que os componentes do ComVC no curso de Nutrição buscam instrumentalizar o estudante para o desenvolvimento da sua carreira, de modo a promover seu planejamento e ampliar a visão de futuro para alcançar resultados profissionais.
“O mercado de trabalho para nutricionista está em constante crescimento, impulsionado pela busca por qualidade de vida, preocupação com saúde, bem-estar e alimentação equilibrada e saudável, prevenção de doenças ampliou as oportunidades de atuação nesse setor. O sedentarismo e os hábitos de alimentação prejudiciais facilitam o surgimento de doenças e consequentemente aumenta a procura pelo trabalho desses profissionais. Como essa atuação é ampla, desde consultórios, hospitais, saúde coletiva e cozinhas industriais, é importante que o acadêmico de Nutrição da Unit tenha contato na prática com essas áreas e suas características”, afirma Hugo.
Uma das estudantes que participaram da atividade foi Bárbara Martins, do terceiro período de Nutrição. Ela considerou que a experiência foi enriquecedora e lhe deu uma nova perspectiva de carreira. “Conhecer de perto os processos de uma cozinha profissional de padrão internacional ampliou minha visão sobre as diversas possibilidades da carreira em Nutrição. Foi inspirador entender a estrutura organizacional do restaurante, os cuidados com a segurança alimentar, a gestão de equipe e, principalmente, o respeito e valorização dos funcionários, que contam com planos de carreira dentro da empresa em nível global. Essa visita reforçou o quanto a Nutrição pode ir além da área clínica, abrindo portas para novos caminhos e desafios”, afirma.
Outras ações
Recentemente, outros cursos da Unit promoveram ações em parceria com o Outback Aracaju. Um deles foi o curso de Fisioterapia, que mobilizou duas professoras e quatro alunos do estágio supervisionado para a realização de terapias manuais em colaboradoras do Shopping Riomar e em mães de crianças e adolescentes atendidos pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A atividade, realizada no dia 22 de maio, foi em homenagem ao Dia das Mães e envolveu técnicas de liberação miofascial e relaxamento muscular, com direito a entrega de brindes da filial da rede de restaurantes.
O objetivo foi proporcionar momentos de cuidado, relaxamento e bem-estar às mães, por meio de terapias manuais e ações especiais desenvolvidas em conjunto. “A ação teve grande importância tanto do ponto de vista social quanto acadêmico. Socialmente, ofereceu acolhimento e valorização a mulheres que desempenham um papel fundamental na vida de pessoas com neurodivergências. No âmbito acadêmico, representou uma rica oportunidade de aprendizado prático para os alunos, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade social e a formação humanizada dos futuros profissionais”, destaca a professora Juliana de Goes Jorge, coordenadora operacional do curso de Fisioterapia.
Ela ressalta ainda que, embora a ação no Outback não esteja formalmente vinculada a um projeto maior, ela marca o início de uma promissora parceria da Unit com a instituição. “Essa colaboração tem grande potencial para beneficiar tanto a sociedade sergipana quanto a comunidade acadêmica, por meio de futuras iniciativas voltadas à promoção da saúde, bem-estar e inclusão social”, completa Juliana.
Leia mais:
Egressa da Unit desenvolve soluções para tratamento de efluentes
Vice-reitor da Unit busca parceria com o Outback