ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Gastronomia da Unit aprendem sobre a importância do vinho

A arte da produção do vinho e da sua degustação é apresentada em aula prática

às 16h51
Compartilhe:

Alunos do terceiro período do curso de Gastronomia que, sob a orientação do professor Marco Antônio Martins de Souza, responsável pela disciplina Bebidas e Enogastronomia tiveram a oportunidade de participar na noite da sexta-feira, 20, no espaço Gourmet localizado no Campus Farolândia, de uma aula prática ministrada por Fernanda Pedute (Sommelier e representante da Wineexpress) e João Santos, Enólogo e Diretor da Vinícola RioSol, empresa localizada na cidade pernambucana de Petrolina e por diversas vezes premiada em razão da excelente qualidade do vinho que oferece para os amantes da bebida.

Na oportunidade os convidados fizeram questão em ressaltar a qualidade dos vinhos que são produzidos no país. “Muitas vezes não damos valor porque não temos conhecimento da evolução ocorrida nos últimos anos na vinicultura brasileira”, lembra João Santos.

Ao oferecer para os alunos um treinamento básico de vinho, Fernanda Pedute que se considera uma profunda curiosa no assunto lembra que há todo um ritual que vai desde a escolha da uva, o processo de fabricação do vinho, até sua degustação e a forma como fazê-lo. Ela distingue a diferença entre o enólogo, aquele que faz o vinho e o sommelier, profissional responsável pela degustação do vinho. “É ele quem vai identificar os aromas e os sabores produzidos pelo enólogo”, explica. O sommelier trabalha mais em restaurante, sendo o profissional que vai apresentar o vinho par ao cliente.

O professor Marco Antônio salientou que a importância da presença dos especialistas no assunto se dá em razão de que os alunos têm um contato direto com profissionais que atuam no mercado, saindo um pouco da rotina da sala de aula. “É em momentos como esse em que os acadêmicos ampliam o universo de informações já adquiridas em sala de aula”.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: