ESTUDE NA UNIT
MENU

Começa a 9ª Semex da Unit


às 18h05
Com a composição da mesa, começa a Semana de Extensão da Unit
Com a composição da mesa, começa a Semana de Extensão da Unit
Tony Correia, em Cena com o tema Navegar é Preciso!
O primeiro lugar coube à aluna de Arquitetura Luynne Lobão da Mota
Teatro Tobias Barreto lotado durante a abertura da Semex
Compartilhe:

Com o foco sobre o tema “Extensão Universitária – integração entre formação profissional e cidadania”, milhares de jovens deram início na noite dessa segunda-feira, à Semana de Extensão da Universidade Tiradentes.

O evento que chega à nona versão com o sabor de maturidade e reconhecido como a mais importante programação extensionista desenvolvida anualmente pela instituição teve como cenário o Teatro Tobias Barreto e foi aberto oficialmente pelo Superintendente Acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Eduardo Peixoto Rocha, na oportunidade, representando o reitor da IES sergipana, professor Uchôa.

Ao falar sobre a Semex, o professor Eduardo ressaltou a importância da extensão universitária lembrando que durante o decorrer da semana os alunos de todos os cursos, presencial e a distância dos campi da Unit interagem com demais colegas ao participarem intensamente de uma programação recheada por centenas de palestras e minicursos que atendem a todas as áreas do conhecimento.

O ponto alto da programação de abertura da 9ª Semana de Extensão da Universidade Tiradentes se deu com a apresentação teatralizada do tema Navegar é Preciso, pelo ator português e empreendedor motivacional, Tony Correia.

Segundo o conhecido intérprete, devemos lembrar sempre dos nossos avós que nos deram belo exemplo de empreendedorismo. “Nessa expressão que motiva o espetáculo precisamos estar atentos a três fatores: a necessidade de deixar a zona de conforto, a convicção do como fazê-lo e, por fim, o objetivo que pretendemos alcançar”. Baseado nessa trilogia, certamente os resultados serão alcançados, lembra o intérprete.

O Diretor de Extensão, professor Luciano Pena lembrou em sua fala de boas-vindas aos participantes do evento que a Semex representa o momento de aproximação entre a academia e a comunidade. “Além de toda a programação que é intensamente desenvolvida no decorrer da semana, estreitamos ainda mais os laços com a sociedade fazendo a distribuição de todos os pacotes e latas de leite arrecadadas durante as inscrições dos alunos para os minicursos”, disse o diretor sem deixar de reconhecer o esforço empreendido por sua equipe para que o sucesso da Semex se transforme em realidade a cada edição.

Ansioso e esperançoso por aproveitar dois dos minicursos que estão ofertados para sua área, o estudante do segundo período do curso de Gastronomia Ricardo Andrade Araújo lembra que sempre ouviu falar muito bem sobre a Semana de Extensão. “Essa é a oportunidade que tenho para conhecer de forma mais prática aquilo que está voltado para o desenvolvimento da minha profissão e por isso mesmo espero que as minhas expectativas sejam superadas desde agora, quando participo da abertura oficial da Semex”, salienta o acadêmico.

Veja aqui o que a programação oferece a você durante toda a semana.

 

Lançamentos e premiações

Durante a programação de abertura da 9ª Semex, foram lançados os cadernos de graduação. e divulgado o resultado dos três melhores trabalhos de pesquisa inscritos pelos alunos para apresentação durante a semana. Por ordem de classificação, conseguiu o primeiro lugar a aluna Luynne Lobão da Mota, 9º período do curso de Arquitetura com o trabalho Cinemarq Club: Arquitetura em Movimento. Surpresa e indisfarçadamente recompensada com o resultado a acadêmica revela o quão importante a classificação significa para sua vida acadêmica. “É um trabalho realizado em equipe e sua visualização para nós, é muito importante”, diz Luynne reconhecendo o senso comunitário no qual estão envolvidos outros acadêmicos e a professora Pedrianne Barbosa de Souza Dantas Fraga.

Sobre os Cadernos de Graduação lançados durante a abertura da Semex, a diretora da Ediunit, professora Cristiane Porto lembra que a cada edição é apresentada a produção dos alunos e professores da Unit. “Continuamos na campanha para que os professores incentivem seus alunos a escreverem junto com eles para que possamos mostrar nossa produção”, ressalta a professora lembrando que o Grupo Tiradentes é uma das poucas instituições que mantém um periódico especialmente para os graduandos e os seus professores. “Esse é um espaço importante que temos para mostrar que nós produzimos”, reforça a professora Cristiane.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: