ESTUDE NA UNIT
MENU

Estélio Dantas é um dos três melhores pesquisadores de Educação Física do Brasil

Professor da Unit aparece em ranking internacional que avalia cientistas de acordo com a qualidade e quantidade das publicações

às 13h47
“É o coroamento de uma vida de cientista”, diz Estélio
“É o coroamento de uma vida de cientista”, diz Estélio
Compartilhe:

O professor Estélio Henrique Martins Dantas, do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes, é uma referência internacional em pesquisa. Ele é o 1076° colocado no Webometrics Ranking of World Universities, que avalia cientistas de acordo com o volume e qualidade dos conteúdos publicados na internet. A iniciativa é do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC –, maior organismo público de investigação da Espanha.

O ranking é publicado duas vezes por ano e cobre mais de 20 mil instituições de ensino superior em todo o mundo. Na última publicação, Estélio obteve índice H-24 – numa escala de H-1 a H-100 –, considerado excelente na área de Educação Física.

“Este resultado me coloca entre os três melhores professores de Educação Física de todo o Brasil e entre os três melhores docentes de todas as áreas, em Sergipe. Este é o coroamento de uma vida de cientista. É você ter o esforço recompensado, ver que as suas publicações são muito citadas, apreciadas, consumidas, ajudam a melhorar a vida das pessoas”, comenta, Estélio.

Licenciado pela Escola de Educação Física do Exército e bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, o professor da Unit possui dois mestrados – em Educação e Educação Física –, e doutorado em Educação Física, todos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj.

Realizou pós-doutoramento em Psicofisiologia na Universidade Gama Filho, em Fisiologia na Universidad Católica San Antonio de Murcia e um estágio de investigação na Universidad de Valencia, na Espanha. É secretário-geral da Rede Euroamericana de Motricidade Humana, professor titular aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRJ – e hoje atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio – e como professor titular da Unit.

Estélio Dantas também é professor convidado da Universidad Católica de Murcia, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, e da Universitá Degli Sudi di Roma – Sapienza (Itália). Supervisor e fisiologista do Projeto Golfe Olímpico – 2016, publicou ao longo de sua carreira acadêmica 22 livros – diversos no exterior –, 48 capítulos de livros, 440 artigos na íntegra em periódicos científicos, 717 trabalhos em anais de congressos e proferiu 683 conferências ou cursos. Formou 38 doutores e 127 mestres. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Esporte, Atividade Física, Performance e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento esportivo, flexibilidade, força, emagrecimento, envelhecimento, saúde e qualidade de vida.

Compartilhe: