ESTUDE NA UNIT
MENU

Professores lançam importante obra sobre anatomia de veias

Médico sergipano, pioneiro na dissecação de um tipo de veia localizado na panturrilha lança livro e dá grande contribuição para a literatura anatômica

às 15h03
A obra representa importante contribuição para a área da saúde
A obra representa importante contribuição para a área da saúde
Autores são prestigiados pelo professor Uchôa
Doutor Hesmoney compareceu ao lançamento
Compartilhe:

Anatomia das Veias Gastrocnêmias, livro do médico angiologista, cirurgião-vascular e professor de Morfofuncional no curso de Medicina da Universidade Tiradentes, José Aderval Aragão, feito em parceria com o doutor e coordenador do curso de Medicina da Unit Francisco Prado Reis, foi lançado na noite dessa quarta-feira, 7, na Livraria Escariz da Avenida Jorge Amado, no Bairro Jardins. A obra representa uma contribuição ímpar para o estudo científico e começou a ser elaborada há 15 anos época em que o doutor Aderval deu início ao seu mestrado.

“Começamos a perceber que a imagem não atingia esse tipo de veias localizadas na panturrilha, nem existia uma literatura específica a esse respeito”, recorda o autor que a partir dessa premissa se propôs a dissecá-las em cadáveres adultos. O trabalho publicado primeiramente como artigo científico com repercussão internacional serviu como base para que o angiologista desse prosseguimento aos estudos através de criteriosa análise da estrutura dessas veias consolidando assim a plataforma para o seu doutorado. “A lacuna existente na literatura anatômica dificultava o diagnóstico por imagem”, afirma o pesquisador que justifica a participação do doutor Francisco Prado por o mesmo ter sido seu orientador de fato, acompanhando-o em incessantes viagens realizadas a Salvador e Maceió onde efetuaram juntos procedimentos que muito contribuíram para o aprofundamento da pesquisa científica.

Pioneiro na dissecação detalhada das Veias Gastrocnêmias, o doutor Aderval Aragão reconhece que a obra representa uma excelente contribuição para o conhecimento do assunto e para que os profissionais da área possam dar maior precisão aos diagnósticos.

Ao prestigiar o lançamento do livro, o presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia Richard Halti Cabral manifestou sua opinião de que o estudo lançado pelos doutores Aderval e Francisco é muito importante porque contribui para o entendimento de questões clínicas que muitas vezes passam despercebidas. “Esse estudo anatômico permite uma prática clínica melhor, beneficiando assim os pacientes”, pondera.

O professor de Anatomia do curso de Medicina da Unit Alagoas, Ivan do Nascimento, marcou presença na noite de autógrafos por considerar que o trabalho do professor Aderval traz inovações, detalhes que até então não eram do conhecimento da comunidade médica.

O coautor do livro, doutor Francisco Prado Reis justifica sua participação na pesquisa científica por ter sido orientador do professor Aderval em duas das suas teses. Ele diz que o livro revela um tema original que enaltece uma área da medicina muito trabalhada, porém, pouco conhecida, no caso, a relação anatômica das veias localizadas na panturrilha.

Doutor Hesmoney Ramos de Santa Rosa, diretor da área de Saúde da Unit lembra que o livro Anatomia das Veias Gastrocnêmias é uma coautoria de dois dos mais ilustres professores da Unit e que engrandece a literatura anatômica brasileira dando notoriedade à região nordestina.

Fotos – Marcelo Freitas

 

Compartilhe: