ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos do LABIMH fazem avaliações de idosos

Trabalho de pesquisa é do novo Laboratório de Biociências da Motricidade Humana

às 17h33
Compartilhe:

Alunos pesquisadores do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIHM – desenvolvem nesta sexta-feira, 8, e na próxima terça, 12 de maio, a avaliação de cerca de 50 idosos inscritos no grupo de convivência “Conte Conosco”, projeto vinculado ao Centro Pastoral Nossa Senhora Aparecida, no bairro Farolândia, zona sul de Aracaju.

Divididos em grupos, os acadêmicos de Educação Física da Unit atuam em três frentes. “Na anamnese, aplicam questionários sobre atividades físicas e qualidade de vida; na autonomia functional, realizam testes de atividades cotidianas, como levantar, deitar e caminhar; e um terceiro grupo faz avaliação de postura e equilíbrio”, explica o aluno Kelvyn Marlon, do quinto período.

O curso de Educação Física da Universidade Tiradentes já realiza atividades com os idosos do “Conte Conosco” há quatro anos, por meio da disciplina Estágio Supervisionado, que envolve estudantes do sétimo período. Para a professora titular da disciplina, Florize Lima Souza, as atividades do LABIMH vão contribuir para o aperfeiçoamento do projeto.

“Nosso objetivo enquanto disciplina é trabalhar a qualidade de vida desses idosos. Aqui nós desenvolvemos a ginástica aeróbica, a localizada, a própria ginástica funcional, tudo o que venha a beneficiar a atividade corporal. Com as pesquisas desenvolvidas nesse novo laboratório, teremos parâmetros para direcionar nossos trabalhos”, analisa Florize.

O estágio supervisionado dos alunos de Educação Física no Centro Pastoral Nossa Senhora Aparecida já trouxe muitos benefícios aos idosos. “No começo tinha gente que chegava aqui de andador e hoje já caminha, a passos lentos, mas por conta própria. Outros idosos não conseguiam levantar os membros superiores, num simples gesto de pentear o cabelo, e já conseguem. Isso é gratificante”, relata a professora.

Maria da Conceição, 77 anos, e Maria Eunice, 69, participam do projeto “Conte Conosco”. Para elas, dia de atividades com os alunos de Educação Física da Unit é uma festa. “Sempre maravilhoso, não tenho nem como agradecer. Tem uma colega aqui que vivia na cama, hoje ela anda”, diz Conceição. “Eu tenho problema de asma e agora me sinto muito melhor. Esses professores e alunos são anjos na nossa vida”, acrescenta Eunice.

Compartilhe: