ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância do profissional de RH dentro de uma empresa

Dentre as inúmeras funções do profissional da área, uma delas é oferecer suporte e apoio no processo de desenvolvimento de pessoas e da gestão

às 13h24
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

A área de Recursos Humanos é uma das áreas que mais têm contratado profissionais, isso porque não só as grandes empresas, mas as de menor porte também estão percebendo que este profissional pode assumir papel estratégico nas organizações, contribuindo para o sucesso dos negócios.

O profissional de Recursos Humanos, de acordo com o coordenador operacional da Universidade Tiradentes (Unit), Joenison Silva, irá atuar diretamente com o recrutamento e seleção de profissionais com perfil para cada empresa.

“Esse processo é de extrema importância, tendo em vista que uma equipe bem selecionada e treinada irá contribuir para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Importante ressaltar que o profissional além de atuar no recrutamento e seleção, atua diretamente com o gerenciamento de pessoal, bem como a busca contínua pelo desenvolvimento desses colaboradores”, explica.

O professor ainda aponta como o avanço tecnológico tem exigido a evolução desses profissionais, que estão buscando cada vez mais aperfeiçoar suas técnicas. “Com o avanço e ampliação das tecnologias, esse processo tem ganhado novas ferramentas tecnológicas, cujo intuito é o de aperfeiçoar esse recrutamento e seleção, bem como a retenção dos colaboradores na empresa. Ferramentas tecnológicas que possibilitem um feedback mais aperfeiçoado, aplicação de treinamentos remotos e utilização de softwares e aplicativos, são exemplos desse novo momento”, destacou o coordenador.

Graduação em Recursos Humanos na modalidade EAD

A graduação em Gestão de Recursos Humanos é oferecida na modalidade de Educação a Distância (EAD) pela Unit e trata-se de uma formação completa focada na formação profissional do estudante e na sua inserção no mercado de trabalho. Assim, ao longo do curso os alunos têm contato com as principais práticas e conteúdos pertinentes para a sua atividade profissional.

“A Unit disponibiliza um curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos que contempla as várias particularidades dessa formação profissional. Mediante uma estrutura curricular atualizada com as necessidades do mercado e um quadro de professores capacitados e com experiência de mercado, o curso ofertado pela Unit irá formar profissionais preparados para atuar nas várias possibilidades que essa área oferta”, infere.

As empresas têm buscado cada vez mais colaboradores e funcionários engajados, multiplataforma e ao mesmo tempo com atendimento humanizado. O professor explica porque isso acontece: “Tendo em vista que as empresas buscam em sua essência ampliar suas atividades no mercado, bem como ter diferenciais competitivos frente aos seus concorrentes, temos que isso será possível mediante a composição de uma equipe qualificada, satisfeita e, consequentemente, engajada em suas atividades. Para isso, o profissional de RH, em seu processo de atração, recrutamento, treinamento e retenção de pessoas, estará contribuindo para que esse objetivo seja alcançado”, ressaltou.

Leia também: Hábitos que o aluno não pode deixar de lado no EAD

Compartilhe: