O professor do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit), Ivan Rêgo Aragão acaba de publicar três artigos frutos de orientações do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos da modalidade de Educação a Distância (EAD) na revista científica Caderno de Graduação da editora da Unit.
“O Caderno de Graduação é um dos periódicos do Grupo Tiradentes e está dividido em três eixos do conhecimento (Humanas e Sociais, Exatas e Tecnológicas, Biológicas e da Saúde). A citada publicação é um dos canais de divulgação e fomento para pesquisas e metodologias científicas com parceria entre professores orientadores e docentes”, explica o professor.
Os estudos publicados nos Cadernos de Graduação da Unit são fontes de engajamento à pesquisa, resultando publicações de parcerias entre alunos egressos e professores orientadores, observando que o ensino, a pesquisa e a extensão formam o tripé da educação, além de preparar de forma eficaz para o mercado de trabalho.
“Sabemos que o mercado de trabalho do pedagogo é competitivo e exige cada vez mais profissionais capacitados e com formação continuada. É nesse contexto, que o incentivo à publicação de artigos resultados de pesquisa científica dentro da universidade é de suma importância, visto que, incentiva o aluno a tornar-se um pesquisador dentro de sua área de formação”, ressalta.
Uma das autoras do artigo: “Reflexões Acerca da Diversidade no Contexto da Aprendizagem no Espaço Escolar”, a egressa do curso de Pedagogia, Maria Gabriella Freitas, destaca a importância do acompanhamento do professor durante o processo de desenvolvimento do trabalho.
“Tive a oportunidade de ter o professor Ivan Rêgo Aragão em outras disciplinas e como orientador fez um trabalho excepcional, trazendo-nos clareza e competência, com isso ficou mais fácil nosso trabalho, só tenho a agradecer tamanho dedicação”, enfatizou.
Os três artigos publicados no citado Caderno de Graduação, pertencem a oito alunos de Licenciatura em Pedagogia do segundo semestre do ano de 2019. Sendo eles:
- “Reflexões Acerca da Diversidade no Contexto da Aprendizagem no Espaço Escolar” de Anne Caroline Ferreira Fontes, Maria Gabriella Freitas Ramos e Yan Ravik Souza Monteiro Silva;
- “Alfabetização e Letramento: Desafios no Ambiente Escolar” de Elivânia Carvalho da Silva, Ilmara Ribeiro e Renata Araújo dos Santos e
- “Abordagem Sobre Educação à Distância no Brasil” de Sonia Maria de Jesus Gomes Andrade e Glecyvania de Souza Santos.
O primeiro artigo procura refletir sobre a importância da diversidade no contexto da aprendizagem, incentivando os processos educativos como forma de inclusão social e enriquecimento de valores na sociedade atual.
Já o segundo discute a alfabetização e o letramento com seus desafios no âmbito escolar, partindo-se da compreensão de que alfabetizar e letrar são dois processos interdependentes. O objetivo é apresentar as principais relações entre essas duas práticas e discutir sobre seus principais desafios, uma vez que a escola em sua responsabilidade de introduzir a criança no mundo da escrita, nem sempre consegue que esse aluno tenha êxito como adulto suficientemente letrado.
Enquanto o terceiro faz uma abordagem sobre o EAD, tendo como objetivo principal, compreender a educação a distância como um atual importante instrumento de acesso de estudantes à uma formação no ensino superior.
Cadernos de Graduação
Os cadernos tem como escopo central a publicação de trabalhos de excelência produzidos por alunos de graduação da Universidade Tiradentes e se configuram no espaço institucional para a publicação destes trabalhos sob a forma de artigos científicos e outras modalidades de trabalhos produzidos segundo uma orientação nas disciplinas da graduação e em atividades de pesquisa e extensão.
Entende-se por “trabalhos de excelência” aqueles já avaliados com nota final entre 8 e 10 pontos, por professores das disciplinas, orientadores de pesquisa (Probic/Pibic) e/ou por professores responsáveis por práticas Investigativas, atividades Extensionistas e/ou de banca de trabalhos finais de graduação, sob a orientação de professores da instituição e/ou em co autoria com docentes que estejam com vínculo profissional ativo.
Leia também: O papel do AVA no ensino a distância e suas funcionalidades