V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Como saber se a modalidade EAD se enquadra ao perfil do aluno

Essa é uma das dúvidas mais comuns quando chega a hora de escolher a graduação, portanto é necessário que o aluno pondere algumas questões a respeito do seu perfil

às 12h35
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Segundo o Censo da Educação Superior, somente em 2018, mais de 2 milhões de alunos estavam matriculados em graduações na modalidade de Educação a Distância (EAD), entretanto de 2018 para 2022, o número de alunos matriculados cresceu ainda mais. Mas, apesar do ensino online continuar crescendo em fama e adesão, ainda existem algumas dúvidas. 

Muitos alunos ainda não sabem se esse tipo de ensino serve para ele, já que exige um pouco de atenção e organização. Então, antes de optar por uma graduação EAD é importante pesquisar a respeito para que os riscos de desistência sejam inexistentes. A consultora educacional do polo EAD da Universidade Tiradentes (Unit) em Garanhuns/PE, Alessandra Monteiro, explica que o aluno possui características semelhantes, o que torna mais fácil saber se o EAD é ideal para quem pretende ingressar.

“A grande maioria dos alunos do EAD trabalham nos dois horários e devido a rotina corrida eles preferem ter a flexibilidade na hora do estudo. Então todos procuram estudar de forma a distância, além de ser um pouco mais barato que o curso presencial. Muitos desses alunos necessitam de qualificação no mercado de trabalho e procuram a modalidade para se especializar naquilo que já fazem, às vezes, por solicitação da empresa. Existem concursos públicos que também exigem formação do ensino superior completo, e o EAD entra como um grande facilitador desse processo”, explica Alessandra. 

Quando o aluno procura o polo para se matricular, a coordenadora busca entender algumas de suas necessidades para oferecer uma experiência que dá total suporte ao discente. “A gente procura verificar se ele tem acesso à internet, se possui informática básica ou sabe utilizar o computador. Oferecemos a opção de estudar no polo caso não tenha nenhum aparelho para assistir as aulas, orientamos que é preciso ter disciplina nos estudos porque existe prazo de início e término, além de outras dicas que buscamos oferecer”, ressaltou a consultora.  

Também é importante buscar informações a respeito da modalidade. Algumas das dúvidas mais frequentes são:

  • Tudo o que o aluno faz é online?

Não. Embora a maioria das atividades sejam realizadas via internet, a Universidade Tiradentes exige uma prova presencial a cada mês, ou seja, o equivalente ao término do bloco constituído por algumas matérias. O restante é feito online, desde trabalhos a provas caso a modalidade seja totalmente a distância. Se for semipresencial ou híbrido mais atividades deverão ser realizadas em sala de aula.

  • O que é preciso ter em casa para fazer um curso EAD?

Antes de tudo, é fundamental se questionar se o aluno vai ter acesso a todos os recursos necessários para acompanhar o curso e realizar as atividades ao longo da graduação em casa ou em um local em que você possa utilizar acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Grande parte de um curso EAD acontece no AVA, e os alunos precisam ter um acesso fácil à internet de qualidade por diversos equipamentos e dispositivos. É possível, sim, que os estudantes realizem parte do curso pelos celulares e smartphones. No entanto, é recomendado que tenha acesso a um computador para a realização de algumas atividades específicas, mas caso não seja possível, na Universidade Tiradentes são disponibilizados Chromebooks nos polos para os alunos que não possuem internet ou não tenham um aparelho bom.

  • Quanto tempo um aluno deve se dedicar?

Um dos principais benefícios é a flexibilidade. Esse é um fator que atrai muitos estudantes que encontram na modalidade uma forma de conciliar a sua rotina pessoal e profissional com os estudos exigidos durante a faculdade. Mas flexibilidade não quer dizer que o aluno não deva criar uma rotina de estudos e nem que o curso não vá exigir uma grande dedicação para que o estudante compreenda as matérias e seja aprovado nas disciplinas.

  • Os cursos EAD têm estágio e TCC obrigatórios?

 Os estágios para cursos a distância acompanham a mesma norma dos cursos presenciais. Caso a graduação e a universidade exijam o estágio como item obrigatório na formação, os alunos do EAD precisam cumprir as horas para que possam receber o diploma ao final do curso. A mesma coisa acontece com o trabalho de conclusão de curso, o tão conhecido TCC. Ele é atividade obrigatória para que os estudantes finalizem o curso e são feitos da mesma forma que o presencial, geralmente com uma monografia referente ao curso em que o aluno estuda.

Leia também: Saiba quais são os benefícios da prática regular de atividades físicas

Compartilhe: