V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Saiba quais são os benefícios da prática regular de atividades físicas

Professor de Educação Física fala sobre a importância em praticar exercícios e dá algumas dicas para deixar o treino aeróbico mais prazeroso

às 12h27
Compartilhe:

Praticar atividades físicas é, sem dúvida, essencial para aumentar a qualidade de vida. Estudos já demonstraram como a prática frequente de exercícios evita doenças e melhora, até mesmo, a disposição para a realização de atividades diárias. Elas geram uma grande quantidade de benefícios para o corpo e para a mente. É por isso que são tão recomendadas por todos os profissionais de saúde.

“Vários são os benefícios que a prática regular de atividade física pode proporcionar aos seus praticantes, dentre eles, podemos citar: aumento de força e resistência, melhora da circulação sanguínea, controle da pressão arterial, melhora do sono, mais disposição nas atividades diárias, diminuição dos níveis de estresse, entre outros”, destacou o professor articulador do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit) do polo de Propriá/SE, João Paulo Aragão.

De acordo com o professor todos podem praticar atividade física, exceto a pessoa, que tenha alguma restrição médica, entretanto é importante buscar algum tipo de atividade adequada a certas limitações, pois a ausência do exercício pode acarretar vários problemas de saúde. “A inatividade física é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de várias patologias, com isso, estar em movimento é de suma importância para manutenção da saúde”, aponta.

O treino aeróbico é uma das atividades físicas mais realizadas pela maioria da população e também a mais fácil, entretanto é necessário estar atento a alguns cuidados e precauções antes de realizá-la. Portanto, o professor João Paulo lista algumas dicas que podem ajudar a se exercitar de forma mais prazerosa. São elas: 

1- Procurar um profissional de Educação Física. 

2- Encontrar uma atividade que a pessoa goste. 

3- Respeitar seus limites. 

4- Procure sempre realizar a atividade de forma segura. 

5- Ajustar alimentação e hidratação pré, intra e pós treino. (A orientação profissional da nutrição é de suma importância)

Graduação de Educação Física na modalidade EAD

Além da graduação na modalidade presencial, a Unit também oferta o curso no formato de Educação a Distância (EAD), de modo híbrido, onde o aluno pode mesclar as aulas comparecendo ao polo e estudar online. “Uma das vantagens do curso híbrido é que muitos alunos estão conseguindo associar os estudos às suas rotinas diárias, o que seria inviável para estes, caso estivessem no curso presencial”, diz o professor. 

Além disso, os alunos do curso de Educação Física da Unit são preparados desde o início do curso com base no princípio da individualidade biológica. “Não existem pessoas iguais, cada um tem seus potenciais e suas limitações, e um dos fatores para o sucesso do trabalho do profissional de Educação Física está na capacidade de entender seu aluno, e planejar seu acompanhamento de acordo com suas características individuais”, ressaltou.

O profissional de Educação Física tem um papel muito importante na sociedade, os avanços tecnológicos estão tornando as pessoas cada vez mais menos ativas, levando-as ao sedentarismo, que é um dos principais fatores do surgimento de patologias. “Estar em movimento é muito importante para manutenção da saúde, mas não seria qualquer movimento, estou falando do exercício físico sistematizado e orientado por um profissional de Educação Física, tornando assim, uma prática segura”, finaliza.

Leia também: Cursos EAD mais procurados da Unit com salários promissores

Compartilhe: