Com o surgimento de novas tecnologias surgiram também novas profissões, principalmente aquelas que estão atreladas aos smartphones e as redes sociais, as quais foram determinantes para a criação de uma profissão dedicada às mídias digitais. O profissional dessa área está apto a trabalhar com toda a comunicação realizada por meio da internet e com os mais diversos conteúdos.
A coordenadora operacional do curso de Mídias Digitais da Universidade Tiradentes (Unit) Ivânia Souto, conta que o curso de Tecnologia em Mídias Digitais forma profissionais que irão compreender o mercado e o consumo no meio digital, aprendendo a comunicar-se através da criação e produção de conteúdo. “Irá aprender sobre anúncios em redes sociais, publicidade digital e ferramentas que permitirão o desenvolvimento de negócios e relacionamentos com os consumidores através da internet”, afirma.
Ivânia ainda ressalta que essa é uma ótima opção para aqueles que estão sempre antenados às novas mudanças. “A pessoa que opta por esse curso, deve gostar de inovação e tecnologia, de se comunicar, ser criativo e possuir raciocínio rápido e estratégico. Precisa gostar de atuar com a internet e redes sociais, e de modo geral, ter uma boa capacidade investigativa para transformar as expectativas dos clientes e consumidores em realidade”, destacou a coordenadora.
O mundo pós pandemia aprendeu sobre a importância do meio digital e seu impacto nos negócios. Sendo assim, a área de mídias digitais ganhou espaço e precisa de profissionais capazes de transformar negócios e se comunicar com o mercado de forma eficaz. “Conhecer mais sobre as mídias digitais, tornou-se essencial para alavancar vendas, melhorar relacionamentos com os consumidores e fortalecer a marca das empresas. Tal ação traz vantagem competitiva para as organizações. Apostar nisso é transformar o futuro, trazendo acessibilidade para o mundo dos negócios através do meio digital”, pontua.
Mercado de trabalho e graduação em Mídias Digitais
Segundo a coordenadora, a profissão possui um mercado bem diversificado. “O profissional formado em Mídias Digitais pode atuar em empresas privadas ou públicas, prestadoras de serviço, indústria ou comércio. Pode desenvolver atividades voltadas para marketing digital, comunicação e relacionamento com o mercado, além de fazer gestão de redes sociais, podendo atuar em empresas de tecnologia, agências de publicidade, produtoras de conteúdo digital, instituições de ensino, órgãos públicos, etc…”, explica
O curso de Tecnologia em Mídias Digitais na modalidade de Educação a Distância (EAD) na Unit, além de contar com uma equipe de professores diferenciada, possui estrutura virtual e presencial de ponta, metodologia de ensino atualizada, conteúdos modernos e adequados para o mercado de trabalho, suporte acadêmico e acesso ao conhecimento prático.
“Adotamos a sala de aula invertida que, como o próprio nome já informa, inverte a lógica de organização da sala de aula com a disponibilização dos conteúdos a serem trabalhados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para acesso em qualquer lugar e horário que o estudante deseje. Essa estrutura possibilita melhor aproveitamento do tempo na interação com o professor e os colegas para realizar atividades e discussões, sanar dúvidas, oportunizando assim a aprendizagem personalizada”, diz a coordenadora.
Durante o curso, também é possível ter acesso ao Programa de Formação Individual e Completa (FIC), uma metodologia de Gestão da Aprendizagem que possibilita aos estudantes obter diferencial para sua carreira profissional e vida acadêmica. “Disponibilizamos um olhar integral de informações que ajudam a identificar pontos críticos no percurso acadêmico e oferecemos formas de recuperar a aprendizagem de acordo com as suas necessidades”, ressalta.
O curso tem duração de 2 anos e foi planejado e cuidadosamente projetado para a modalidade à distância, com disciplinas focadas em uma formação diferenciada, tais como: Neuromarketing – Produção de Texto em Mídias Digitais – Teorias da Comunicação em Mídias Digitais – Arte Publicitária – Empreendedorismo e E-Commerce – Fotografia – Legislação e Ética para Mídias Digitais – Produção de Conteúdo para Novas Mídias – Aspectos Técnicos do Vídeo e do Tratamento Digital – Big Data Analytics – Marketing Digital – Planejamento de Marketing nas Redes Sociais – Captação e Edição de Vídeo Mobile – Google Ads e Facebook Ads – Imagem para Mídias Digitais – Laboratório de Narrativas Multimídia, dentre outras.
Leia também: 9 aplicativos que todo estudante EAD deveria conhecer