ESTUDE NA UNIT
MENU

Gestão Ambiental EAD: conheça a importância dessa profissão

Para possibilitar a atuação do profissional na área de Gestão Ambiental, o curso engloba conhecimentos de diferentes setores

às 20h50
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

O impacto das alterações climáticas e os índices alarmantes de poluição são apenas alguns dos sinais que o planeta está entrando em colapso, o que faz a Gestão Ambiental se tornar cada vez mais necessária e urgente. Os profissionais desse setor são responsáveis por promover um desenvolvimento sustentável da sociedade, levando em conta as suas necessidades e a utilização racional dos recursos disponíveis. O seu trabalho envolve desde a sensibilização para questões ambientais até a elaboração de políticas públicas.

O objetivo do curso de Gestão Ambiental da Universidade Tiradentes (Unit) que também está presente na modalidade de Educação a Distância (EAD), é colocar no mercado profissionais extremamente éticos, com um forte senso de cidadania e visão crítica. Gestores ambientais com um profundo conhecimento da legislação ambiental do país e preparados para atuar em diferentes frentes de preservação dos recursos. Os egressos saem da Universidade com a missão de dinamizar o cenário local, equilibrando percepções generalistas e outras mais especializadas.

O tutor do curso de Gestão Ambiental da Unit, Cristyano Ayres aponta a importância dessa profissão para a sociedade. “O gestor ambiental é um profissional que tem a função de criar, planejar e executar projetos relacionados ao meio ambiente de sustentabilidade, nas mais diversas áreas de atuação, podendo trabalhar nas empresas e instituições relacionadas ao setor público, setor privado ou até mesmo no terceiro setor”, explica o tutor.  

Para possibilitar a atuação do profissional na área de Gestão Ambiental, o curso engloba conhecimentos de diferentes setores. Disciplinas relacionadas com Estatística, Administração, Comunicação e Planejamento Urbano fazem parte da matriz curricular da graduação. Uma parte importante da formação também aborda a legislação ambiental, pois o futuro gestor, além de compreender os impactos de cada atividade, deverá saber qual o enquadramento legal das mesmas. Da mesma forma, um fragmento da carga horária é direcionado a questões relativas ao licenciamento ambiental.

Como funciona o curso de Gestão Ambiental EAD?

Assim como os outros tecnólogos, essa graduação é mais curta que uma licenciatura ou um bacharelado. A duração do curso de Gestão Ambiental é de apenas dois anos, com o conteúdo dividido em quatro módulos. A formação é 100% online e o estudante só precisa comparecer ao polo ao qual está vinculado para a realização das provas de fim de período. O material do curso está concentrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma que também proporciona a interação entre o professor e a turma. A qualquer momento, o estudante pode entrar no seu perfil, assistir às aulas gravadas e realizar as propostas de exercícios.

São inúmeras as áreas para atuar quando concluir a graduação. Não perca tempo! Se inscreva já no curso e venha ser um aluno EAD!

Leia também: Mercado de trabalho valoriza profissionais com formação EAD

Compartilhe: