ESTUDE NA UNIT
MENU



Gestão Comercial: conheça tudo sobre o curso, área e profissão

Entre as características valorizadas no profissional de Gestão Comercial estão grande capacidade de organização e administração do tempo

às 13h14
Compartilhe:

Aumentar a qualidade, produtividade e competitividade de empresas de diversos setores, a exemplo do varejo e atacado são alguns dos principais objetivos da Gestão Comercial.  Essa área envolve estudos de economia, finanças, tecnologias organizacionais, comércio, logística, ferramentas de informática, estratégias de marketing, entre outros.

Quem é formado em Gestão Comercial se torna responsável pelo planejamento financeiro, econômico e tributário das organizações, cuidar da imagem da empresa no mercado, definir estratégias de venda de produtos e serviços, controlar o padrão de qualidade e informações gerenciais e comerciais, entre outras atividades.

Algumas das características valorizadas no profissional da área são: capacidade de organização, administração do tempo, entendimento da estratégia, flexibilidade, postura ética, habilidade de negociação e boa comunicação. O gestor comercial pode atuar em micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Dentre as funções exercidas pelo profissional estão: análise de resultados; supervisão e de vendas; representação comercial; gestão do relacionamento com o cliente; pesquisa de mercado; desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing; gestão de relações comerciais, financeira e tributária; planejamento de investimentos e consultoria de negócios.

Curso

A Universidade Tiradentes (Unit), oferece o curo de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade de Educação a Distância (EAD), sendo uma ótima opção para quem tem uma rotina corrida e prefere estudar com mais liberdade com o auxílio da internet.

A grade curricular é composta por disciplinas baseadas no conhecimento matemático, no marketing, administração e no empreendedorismo, em que os temas estudados em cada módulo variam de acordo com as instituições de ensino, porém algumas disciplinas são comuns na maioria dos cursos oferecidos. 

Algumas disciplinas que compõem a matriz curricular da graduação são:

  • Administração de Vendas e Relacionamento;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Comportamento Organizacional;
  • Custo e Formação de Preços;
  • Direito Empresarial;  
  • Ética e Relações Humanas no Trabalho;
  • Gestão de Serviços e Varejo;
  • Inovação em Gestão Comercial;
  • Matemática Financeira;
  • Planejamento de Vendas;
  • Tecnologias de Gestão, entre outras.

Ter uma formação em Gestão Comercial é uma ótima escolha, principalmente para quem já trabalha com questões operacionais do comércio, mas não tem uma qualificação. O profissional da área tem a possibilidade de atuar em empresas do segundo setor de diferentes ramos, além de permitir que o aluno amplie sua visão em relação a competitividade do mercado, de maneira a compreender melhor os impactos sociais, econômicos e ambientais causados por suas ações.

Leia também: Logística EAD: uma excelente aposta para 2023

Compartilhe: