ESTUDE NA UNIT
MENU

GRTPED, uma realidade

O grupo é movido pelo interesse em aprofundar os estudos sobre a prática do EAD

às 20h07
A Diretoria de educação a Distância da Universidade Tiradentes, por meio da Gerência Acadêmica, oficializou na tarde dessa quinta-feira, 28, a criação do seu grupo de pesquisa. Com a participação de professores e pesquisadores do ensino a distância da IES sergipana, a solenidade de lançamento do grupo Gestão, Recursos Tecnológicos e Práticas Pedagógicas em Educação teve como local o anfiteatro do HSM, no bloco F do Campus Farolândia. O GRTPED tem a liderança das professoras doutora Jane Luci Ornelas Freire e a doutora Rita de Cássia Amorim Barroso.
Professores participam do lançamento do grupo
Professores participam do lançamento do grupo
A diretora de Pesquisa, doutora Juliana Cordeiro fala sobre os editais
As doutoras Jane Ornelas e Rita de Cássia, à frente do grupo
Compartilhe:

“Compartilhamos esse momento de realização e alegria com a comunidade da Universidade Tiradentes. Na semana da Sempesq 2016, estamos inaugurando um grupo de pesquisa que já está certificado e cadastrado pelo CNPq, com apoio da diretoria de pesquisa da Unit”, explica a professora Jane Ornelas.

Trata-se de um grupo montado por profissionais da diretoria de EAD, professores, técnicos e pesquisadores que vivem o desafio de tomar as melhores decisões quando o assunto é a qualidade do ensino. O GRTPED já conta com a confirmação de pesquisadores e membros que auxiliam na tradução de artigos, publicações e viabilizam a realização de eventos como o seminário de EAD que o próprio grupo fará anualmente para que sejam divulgados os resultados das pesquisas desenvolvidas. O GRTPED é aberto à comunidade, e pessoas que tenham interesse devem procurar a diretoria do EAD para fazer o cadastro como membro ou como pesquisador.

“Nossa metodologia de trabalho objetiva acolher os pesquisadores que tenham interesse sobre a área de Educação a Distância. Dentro dessa área o grupo vai discutir questões ligadas à gestão, aos recursos e às práticas docentes”, lembra a doutora Rita de Cássia Amorim Barroso acrescentando que para a diretoria de EAD possuir um grupo que estuda a modalidade e que visa pesquisar sua dinâmica representa um ganho qualitativo.

Ao participar do lançamento do grupo de estudos, a diretora de pesquisa doutora Juliana Cordeiro ressaltou a importância da iniciativa voltada para aprofundar os estudos sobre o ensino a distância. “A pesquisa sempre terá a interface do que de novo acontece no cenário científico”, opina.

“Existe algo em comum entre uma pequena e uma grande conquista, que é sempre o primeiro passo. E a nossa universidade traz por característica sempre o desenvolvimento de ações pioneiras que se consolidam ao longo do tempo”, ressalta o Superintendente de Relações Institucionais, professor Ihanmarck Damasceno, ao se referir à criação do grupo Gestão, Recursos Tecnológicos e Práticas Pedagógicas em Educação. Para o professor Ihan, o grupo trará uma inovação bastante grande para a modalidade EAD a partir da sua criação e a consequente maturidade que certamente vai alcançar logo com o desenvolvimento das suas atividades.

Compartilhe: