ESTUDE NA UNIT
MENU

A bruxa está solta!

Alunos preparam suas fantasias para comemorar o Halloween em grande estilo

às 20h25
A comissão organizadora, formada pela coordenação do curso de Letras da Universidade Tiradentes juntamente com seu corpo docente e alunado, realiza a partir das 19 horas da sexta-feira, 28, na quadra esportiva do Campus Aracaju Centro, a Halloween Party II­.
Imagem de arquivo
Imagem de arquivo
Halloween em sua primeira versão na Unit
Imagem de arquivo
Compartilhe:

A Halloween Party é uma iniciativa do curso de Letras/Inglês da Unit e tem como objetivo principal promover o conhecimento da cultura anglo-saxã entre os futuros professores de língua inglesa formados pela IES sergipana. “A formação de profissionais que atuam no campo das Letras, especialmente daqueles que lidarão com o ensino de línguas, não pode ignorar a importância que a cultura em cada comunidade de fala exerce sobre determinada língua”, afirma o coordenador de Letras/Inglês, professor Clodoaldo Messias dos Santos.

O segundo objetivo da Halloween Party é promover a integração entre corpo discente e Instituição. Sempre atenta à humanização das relações internas e externas, a Universidade Tiradentes trabalha para que o distanciamento entre aqueles que fazem parte da vida institucional seja cada vez menor. A promoção de eventos, tais como o Halloween Pary,  é uma dentre as várias oportunidades que a Tiradentes oferece para que os alunos conheçam mais e melhor as atividades sociais desenvolvidas por nossas Coordenações e Direção Acadêmica.

Por fim, ainda no que concerne ao compromisso social que a Universidade Tiradentes tradicionalmente assume, a segunda edição da Halloween Party tem como objetivo igualmente relevante o atendimento à creche de Almir do Picolé. Como estamos ainda no mês das crianças (outubro), a comissão organizadora do evento, composta pelos alunos do curso de Letras/Inglês, pelo coordenador e docentes do curso de Letras, decidiu que os ingressos serão na forma de gêneros alimentícios não perecíveis para o auxílio na alimentação das crianças atendidas por aquela creche.

Na edição primeira (2015), a Halloween Party recolheu alimentos e demais gêneros de higiene para os animais acolhidos por Kitty Lima (recém-eleita vereadora de Aracaju).

 

Tradição

Língua e cultura andam juntas e não podem ser apartadas. A cultura de um povo é expressa pela língua, em suas diversas modalidades (oral, escrita, icônica, simbólica); ela manifesta-se na música, no vestuário, na alimentação e nas diversas práticas socioculturais que se diferenciam entre os povos, mesmo dentro de um único país, como é o caso brasileiro, onde temos uma grande diversidade de eventos culturais (São João e o forró no Nordeste; o carnaval e o samba no Sudeste, apenas para citarmos os mais conhecidos dentre a grande quantidade de eventos culturais em nosso país).

Todas essas manifestações culturais são dadas a conhecer por meio da língua. São práticas e representações consubstanciadas na língua por meio de suas produções musicais, teatrais; de suas danças, de seus filmes, de seu vestuário, de sua religião, de sua alimentação, de sua produção literária etc. O profissional das Letras, pela própria abrangência de seu campo de atuação, deve incluir em sua formação conhecimentos acerca das culturas que acompanham a história da língua-alvo.

Compartilhe: