ESTUDE NA UNIT
MENU

Prontuário eletrônico agiliza atendimento odontológico

Disponibilizado por meio de software específico, o prontuário eletrônico dinamiza as ações das Clínicas Odontológicas da Unit

às 20h23
Júlia Maria Ferreira da Silva reconhece a agilização do processo com o software
Júlia Maria Ferreira da Silva reconhece a agilização do processo com o software
O crome book é o equipamento utilizado pelos alunos para execução do software
Professores orientam os alunos no preenchimento do prontuário
Compartilhe:

Pacientes e acadêmicos que se utilizam dos serviços oferecidos pelas Clínicas Odontológicas da Universidade Tiradentes têm percebido que a unidade de saúde localizada no Campus Centro apresenta uma dinâmica diferenciada nos últimos meses. A agilidade no atendimento ao público, a melhoria no armazenamento das fichas e na classificação dos procedimentos inerentes às especialidades clínicas se devem ao uso do software Dental Office.

Otimizar o tempo de atendimento, reduzir a utilização do uso de papel, manter digitalizada todas as informações por meio da criação de um banco de dados são algumas das vantagens apresentadas pelo programa, que vem sendo utilizado pelos acadêmicos do curso, supervisionados pelos professores das disciplinas de atendimento prático.

Na fase experimental, a utilização do Dental Office esteve restrita às disciplinas específicas ao atendimento do público infantil. A partir desse semestre o software passa a ser utilizado por acadêmicos das disciplinas que atendem o paciente adulto. O objetivo é fazer com que num breve espaço de tempo todos os atendimentos da clínica odontológica da Unit sejam realizados por meio do prontuário eletrônico.

“Com todas as informações digitalizadas temos condições de acessar o banco de dados e rapidamente saber quantos pacientes foram atendidos”, acrescenta como vantagem da utilização do software a coordenadora do curso, professora Simone Alves Garcez Guedes. A docente explica que a utilização do programa não só agiliza o processo, como evita a perda de dados e permite ao aluno ter acesso a todas as informações necessárias para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente.

Software Dental Office

A professora e coordenadora administrativa das clínicas odontológicas da Unit, professora Isabela de Avelar Brandão Macedo, explica que a utilização do Dental Office resulta de uma parceria firmada entre a IES sergipana e a empresa. A Unit é a única instituição brasileira de ensino superior a utilizar o software no âmbito acadêmico. “O uso do programa garante às clínicas um sistema de gerenciamento de atendimento aos pacientes e aos alunos, a utilização de chromebooks nas disciplinas específicas dando praticidade ao monitoramento dos pacientes e permitindo a elaboração de relatórios que facilitam o gerenciamento de todo tipo de atendimento”, reforça a professora Isabela.

Outra importante função observada com a utilização do software é que o armazenamento das informações vai gerar num breve espaço de tempo um banco de dados históricos, fotográficos e radiográficos. Com as informações catalogadas surgirão publicações de artigos científicos de significativa importância para pesquisa de quem atua na área.

“Com o uso do programa através do chromebook, o desperdício de tempo que antes se fazia necessário para a confecção da ficha do paciente e o arquivamento do seu prontuário deixou de existir”, expressa a acadêmica do 10º período do curso Júlia Maria Ferreira da Silva.

Compartilhe: