ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Medicina da Unit é exemplo para o Brasil

Universidade comemora aprovação de 43 recém-formados da primeira turma em residências médicas pelo País

às 00h35
Presença da Unit
Presença da Unit
Compartilhe:

“Escolhi a Medicina porque me sinto plenamente realizado exercendo a arte da cura. O meu desejo é fazer a diferença, propagar o bem e receber um sorriso em forma de gratidão”. A declaração é do médico Mário Augusto Ferreira Cruz, recém-formado em Medicina pela Universidade Tiradentes – Unit.
As aprovações de Mário em residências médicas pelo Brasil traduzem uma formação acadêmica sólida. Ele conquistou o primeiro lugar em Ortopedia e Traumatologia na Universidade de Taubaté – Unitau; o segundo no Hospital Albert Einstein; o terceiro lugar no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – Iamspe –; quinto na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp – e sexto lugar na Santa Casa de Miséricórdia, em Belo Horizonte.
“A Unit abriu as portas do conhecimento e do mercado de trabalho. Tive a certeza da minha escolha profissional e sinto orgulho de ser egresso da primeira turma de Medicina. Agradeço à Universidade por me tornar médico e, especialmente, um ser humano consciente dos meus deveres sociais”, afirma Mário. A mãe do jovem bacharel em Medicina, Josilda Ferreira Cruz, também é médica com especialização em Ultrassonografia e mestrado em Saúde e Ambiente pela Unit. Além disso, faz parte do corpo docente da instituição de ensino superior. “Estou muito satisfeita com o resultado do curso. Mostra que a Unit está no caminho certo formando profissionais altamente qualificados para exercer a profissão. Este resultado foi uma grande vitória para todos”, comemora.
Mário Augusto é um dos 43 egressos do curso de Medicina da Unit aprovados em residências pelo País. Autorizado pelo Ministério da Educação em 2009, o curso de Medicina formou a primeira turma no final do ano passado. O diretor da área de Saúde da Unit, doutor Hesmoney Santa Rosa lembra que a abertura do curso foi um prêmio à instituição de ensino após 14 anos de preparação para a implantação. “Durante mais de dez anos fundamos vários cursos da Saúde que iriam apoiar, tanto estruturalmente quanto funcionalmente, o curso de Medicina. Após este tempo, percebemos que estávamos preparados e solicitamos a autorização do MEC”, comenta o gestor.
Reconhecido pelo Ministério da Educação com conceito 4,3 na escala de 1 a 5, o mais alto em Sergipe e uma referência de qualidade no Brasil, o curso foi pioneiro no estado na utilização do método de Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL –, modelo pedagógico desenvolvido no Canadá e aplicado nas maiores universidades do mundo. “A utilização da metodologia faz com que aluno se envolva mais no processo de ensino, tornando-se autor do seu aprendizado. Cria a necessidade de estar continuamente em busca de conhecimento”, garante o coordenador do curso de Medicina da Unit, doutor Richard Cabral.
Cirurgião cardiovascular formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência básica pelo Hospital das Clínicas e especializada pelo Instituto do Coração, ambos na capital paulista, Richard é doutor em Ciências Morfofuncionais: estrutura e ultra-estrutura pela USP; presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia; membro da Comissão Brasileira de Terminologia Anatômica e da Comissão Federativa Internacional para DiscussãoTranscontinental Interdisciplinar – FICTID – e secretário geral da Associação Panamericana de Anatomia.
O coordenador destaca outro ponto importante para a obtenção dos resultados. “Proporcionamos um ensino mais personalizado, trabalhando com um pequeno número de estudantes por tutor. Com isso, os professores conseguem ter uma maior proximidade com os alunos, com um olhar mais diferenciado, individualizando este processo de ensino-aprendizagem”, explica o doutor Richard.

Estrutura
O corpo docente do curso de Medicina da Universidade Tiradentes é composto por mestres e doutores que vivenciam a prática da profissão e buscam contribuir para o avanço da ciência. Outro grande diferencial está relacionado à infraestrutura com destaque para o complexo de modernos laboratórios, destinado a práticas em disciplinas. O Centro de Simulação Realística possibilita aos estudantes uma melhor capacitação em relação ao atendimento clínico e de urgência. “Aliamos desde o início do curso questões relacionadas à prática profissional. A contextualização faz com que o aluno compreenda a importância de determinados assuntos e o aprendizado seja mais efetivo. Nos laboratórios, conseguimos ter recursos didáticos necessários para montar os diversos cenários de ensino”, ressalta o coordenador Richard Cabral.
Além disso, a Universidade Tiradentes conta com o Centro de Especialidades Médicas – UnitMed –, moderno e amplo centro de Saúde para consultas e exames em todas as áreas. Em novembro do ano passado, o serviço inaugurou salas de centros cirúrgicos com modernos aparelhos para realização de procedimentos ambulatoriais de pequena complexidade. Além do UnitMed, os estudantes atuam em unidades de Saúde públicas e particulares de Aracaju.
“É importante que o aluno vivencie os cenários e práticas durante o curso; ambiente hospitalar, ambulatorial, em Unidades Básicas de Saúde, com o intuito de abordar a realidade da Saúde em nosso País. A Unit tem o privilégio de oferecer todos esses espaços”, evidencia o coordenador.

Resultados
O coordenador do curso de Medicina, professor Richard Cabral, considera o grande número de aprovados em residências médicas uma vitória muito significativa e especial. “O mérito do nosso sucesso é a parte humana do curso. Somos uma instituição com tradição no ensino que teve a coragem de buscar o novo e vencer barreiras. São professores altamente qualificados e alunos inteligentes, estudiosos e dedicados que aproveitaram a oportunidade de estar em uma instituição de primeira linha, que visa à qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Tudo isso contribuiu para que eles obtivessem este sucesso”, salienta.

MEDICINA

Compartilhe: