ESTUDE NA UNIT
MENU

Moda e Inclusão social

Os alunos do curso de Design de Moda preparam “Desfile Acessível”

às 19h15
alunas de Moda preparam peça para “Desfile Acessível”
Compartilhe:

Muitos enxergam a moda apenas como objeto de glamour e beleza, mas não conhecem o seu lado inclusivo. Os alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Tiradentes, com orientação da professora Bruna Marques, estão preparando um projeto inclusivo intitulado “Qual é o seu sonho?”, que atenderá os pacientes do Centro de Educação Ninota Garcia. O resultado desse trabalho será apresentado no dia 15, com o “Desfile Acessível”, no minishopping do Campus Aracaju Farolândia, às 15h.

“Perguntamos a eles qual seria a roupa dos seus sonhos e a partir daí é que começamos a fazer os trabalhos. Vieram várias coisas, como vestido de festa, para usar com sonda, coisas que eles não conseguem encontrar no mercado”, diz a professora Bruna Marques. Segundo o senso de 2010, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. A pesquisadora Maria de Fátima Grave em A Modelagem Sob a Ótica da Ergonomia explica que por possuírem alterações físicas, limitação dos movimentos, e medidas diferenciadas, pessoas com deficiência não encontram roupas adequadas ao seu corpo. Além de diversas consequências psicológicas, essas frustrações podem ocasionar baixa autoestima e exclusão social.

A aluna do terceiro período, Raíssa Lima, está empolgada em participar do projeto. “É a primeira vez que trabalho com inclusão e tem feito a gente ver as coisas de outro modo. O que parece simples para a gente é a roupa dos sonhos deles. A gente vê o brilho nos olhos deles”, afirma. O evento contará com a participação de alunos de Fisioterapia, e Estética e Cosmética. “ Estamos fazendo o convite para diversas pessoas e grupos ligados à área daSaúde e diretos humanos para prestigiar o nosso desfile” diz a professora.

Além do desfile, uma apresentação da companhia de dança Loucurarte, formada por cadeirantes, também está programada.

Compartilhe: