A sexualidade na adolescência, assunto importante para a sociedade, seja para aplicação de políticas públicas, seja para a saúde da família, foi tema de palestra na 10º Semana de Extensão da Universidade Tiradentes – Semex. Comandada pelo professor Halley Oliveira, estudantes de Medicina, Enfermagem, entre outras áreas da Saúde, lotaram o auditório do bloco C, no campus Unit Farolândia, nesta terça-feira, 12.
Para o professor Halley Oliveira, os adolescentes precisam de informações claras sobre os riscos de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a aids. As mudanças culturais e emocionais dos adolescentes de hoje, consideradas muito mais rápidas em relação aos adolescentes de décadas passadas, dificultam o trabalho de prevenção, seja de doenças como também de gravidez precoce. “Parabenizo a Semex por trazer essa discussão, pois é um tema muito importante, precisamos fazer essa reflexão e incentivar os trabalhos nesse campo”, ressalta o professor.
Fomentar a discussão é necessário para quebrar com os tabus. “São necessários mais trabalhos sobre sexualidade na adolescência. Existem alguns trabalhos na psicologia, enfermagem e medicina, mas existem outras áreas da Saúde. Assim como outras áreas de conhecimento também devem se debruçar sobre o tema. Para que a gente possa eliminar o preconceito e a desinformação”, explica Halley.
A Semex continua até o dia 15, sexta-feira.