Os renomados advogados americanos especialistas em pena de morte, Nicholas Trenticosta e Susana Herrero, convidaram a professora Clarissa Marques, que integra o corpo docente da Faculdade Integrada de Pernambuco – Facipe –, instituição mantida pelo Grupo Tiradentes, a realizar visita neste dia 10, quarta-feira, à Penitenciária de Louisiana para acompanhar um dia de trabalho da dupla.
No dia 12, durante o bate-papo com os alunos do curso de Direito, a professora contará como foi essa experiência e todos poderão tirar dúvidas que surgirem sobre o tema tão complexo diretamente com os advogados americanos. “A intenção é mostrar que os condenados podem ter chance de cumprir a pena de outra forma”, comenta Clarissa Marques.
O evento é o resultado de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes e a graduação em Direito da Facipe. De acordo com a coordenadora do PPGD, professora Liziane Paixão, o debate está direcionado à pena de morte devido ao know-how dos convidados, porém, propõe uma reflexão bem maior em relação à penalidade e redução da criminalidade.
“Trazer profissionais que atuam realmente nesse sistema, para que digam se funciona ou não, quais são as falhas para atuar na redução da criminalidade e punição, possibilita análises mais aprofundadas sobre a temática”, avalia Liziane.
Em Aracaju, a videoconferência acontecerá no Auditório Padre Arnóbio, Bloco D, Campus Farolândia. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo Magister até às 13h desta sexta-feira, 12. Haverá intérprete para a ocasião.