ESTUDE NA UNIT
MENU

2ª Mostra de Práticas Jurídicas na Unit

Estudantes do curso de Direito da Unit comemoram o dia do Advogado com palestras

às 18h33
O professor Eduardo Macedo abre a 2ª Mostra de Práticas Jurídicas
O professor Eduardo Macedo abre a 2ª Mostra de Práticas Jurídicas
Composição da mesa com os palestrantes
Compartilhe:

Durante os turnos vespertino e noturno desta terça-feira, 11, centenas de acadêmicos especialmente do 1º e 2º períodos de Direito do Campus Farolândia se reúnem nos auditório do bloco D para vivenciar uma programação alusiva ao dia do profissional das leis.

O professor e coordenador do curso, Eduardo Macedo detalha que a data marca a passagem do dia do Advogado de criação das carreiras jurídicas e da magistratura. “Três momentos que não poderiam passar em branco e por isso mesmo convidamos profissionais que atuam nos diversos segmentos da área jurídica para falar um pouco sobre suas experiências”, justifica o docente afirmando que a data mais relevante par ao curso de Direito é o 11 de agosto.

“Essa importância decorre também do preceito constitucional que assegura que o advogado é indispensável à administração da justiça”, lembra o professor Eduardo. Nesse sentido a 2ª mostra de carreiras jurídicas procura dar aos alunos, especialmente aos ingressantes, uma noção razoável das possibilidades que o bacharel em Direito tem no sentido da empregabilidade.

É certo que o profissional da advocacia pode desenvolver suas aptidões em, no mínimo, 30 áreas específicas. Uma delas revela a possibilidade dele ser um tabelião concursado. Por este motivo, o tabelião da comarca de Japaratuba, foi um dos convidados para discorrer sobre o tema Notários e Registradores.

Em sua palestra vocacional o tabelião Reinaldo Alves Chagas Júnior mostrou à comunidade estudantil a diferença entre cartórios de notas e cartórios de registro especificando a função de cada um mediante a atuação do profissional de Direito.

Em continuidade à programação um representante do Ministério Público Federal aborda um tema que destaca o órgão como ator principal das ações que visam combater a questão dos desvios do dinheiro público.

À noite, o foco da primeira palestra são as carreiras no cenário da Polícia Federal e para finalizar a programação das palestras vocacionais o professor Eduardo Macedo traz para a academia um tema que se revela bastante promissor: mediação e conciliação de caráter endoprocessual e extraprocessual.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: