“Empregabilidade é o fato de você estar empregado ou você trabalhar as suas habilidades para que se torne cada vez mais competente para o mercado de trabalho. É também ter consciência da necessidade que tem o treinamento e desenvolvimento para que o mercado de trabalho lhe queira”, comenta a profissional.
No Unit Carreiras a empregabilidade dos alunos e egressos é desenvolvida diariamente. Desde a parte de capacitação profissional em que se trabalha a elaboração do currículo, o plano de carreira e simulação de entrevista, até a orientação profissional e o autoconhecimento a partir de uma análise de perfil.
“No momento em que o aluno faz uma análise de perfil e treina uma entrevista, ele vai se questionando sobre suas habilidades e é isso que é importante: tomar consciência dos seus pontos positivos e dos que precisam ser melhorados para encarar o mercado de trabalho de frente. Ao desenvolver esses pontos, consequentemente, colocamos gente mais capacitada no mercado de trabalho. Essa é a função da universidade!”, pontua professora Janaína.
Premiação nacional
Todas essas competências foram reconhecidas pelo Prêmio IEL de Estágio 2017, no último dia 30, que reconhece as melhores práticas de estágio das universidades brasileiras. A Universidade Tiradentes conquistou o primeiro lugar do Nordeste com melhores práticas de estágio e terceiro lugar nacional, concorrendo com importantes instituições de ensino superior do país.
“A Unit trabalha, deseja e luta por uma maior empregabilidade do seu aluno, e é no setor Unit Carreiras que se busca esse caminho. Este é um prêmio de extrema importância, porque além de termos ganhado a etapa regional, fomos indicados para o nacional, competimos com as melhores universidades e faculdades do Brasil. O fato de termos conquistado o terceiro lugar com o Unit Carreiras, que só tem três anos, é algo muito bom”, avalia a coordenadora.
Prêmio IEL de Estágio 2017
Essa é a primeira vez que o Unit Carreiras participa do Prêmio IEL de Estágio. A premiação foi criada com a finalidade de incentivar empresas e instituições de ensino a buscarem excelência em seus programas de estágio.
A ação parte do entendimento de que preparar estudantes de maneira complementar ao ensino é uma forma altamente eficaz de atrair e reter bons profissionais em uma fase inicial do seu desenvolvimento profissional, além de ter também uma amplitude social.
A metodologia adotada busca valorizar e reconhecer a atuação de todos os agentes envolvidos no processo, premiando e reconhecendo as empresas com melhores práticas de estágio, os estudantes que se destacam em seus estágios e as instituições de ensino que apoiam e incentivam os programas de estágio.
Com informações do site https://sne.iel.org.br/premio