Um espaço que acumulava lixo domiciliar e excesso de material de construção civil no bairro Santos Dumont, em Aracaju, passou por reforma nos últimos dias. A iniciativa foi feita por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e o Programa Conduta Consciente da Universidade Tiradentes – Unit – em parceria com órgãos da Prefeitura Municipal de Aracaju. A inauguração ocorreu no último dia 23.
Trata-se do projeto de extensão Urbanismo Colaborativo – UrcoLab – que promove a interação de alunos e reflexão sobre como melhorar espaços públicos a partir da revitalização e reaproveitamento de material que antes haviam ido para o lixo. “É importante para a comunidade local que ganha com o novo espaço para convivência e qualidade de vida. Enquanto que os alunos conseguem colocar em prática o que estão aprendendo no meio acadêmico”, destaca o coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calazans.
Segundo um levantamento feito pela PMA, cerca de 500 locais da cidade são considerados como foco de descarte irregular de lixo domiciliar e da construção civil. A ideia é continuar revitalizando mais espaços e fazendo a conscientização da população quanto ao descarte irregular. “O material utilizado para reforma é doado e, muitas vezes, retirado do próprio entulho, como pneus. A ideia é reutilizar e reaproveitar”, afirma a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Simone Menezes. Com o mesmo objetivo, o grupo já está trabalhando em um novo ponto, localizado no bairro Getúlio Vargas.
Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira a revitalização do local é motivo de alegria e melhora a vida da comunidade. “Essa iniciativa melhora a qualidade de vida, a autoestima e mostra a união de todos. Uma ação como essa me emociona. Quero agradecer muito à Unit que abraçou a causa e agora fará a manutenção permanente da praça. Essa união faz a cidade avançar”, destaca o prefeito.