ESTUDE NA UNIT
MENU

A fisioterapia pediátrica e seu papel no desenvolvimento infantil

Profissionais de fisioterapia pediátrica atuam na prevenção e tratamento de desordens multifatoriais congênitas ou adquiridas

às 21h19
Existem subdivisões dentro da fisioterapia pediátrica, que visa minimizar os problemas de locomoção da criança (Unsplash)
Existem subdivisões dentro da fisioterapia pediátrica, que visa minimizar os problemas de locomoção da criança (Unsplash)
Compartilhe:

O nascimento de uma criança representa renovação para qualquer família. Algumas vezes, porém, ele traz consigo cuidados de saúde desde as primeiras horas e dias de vida, com internação e permanência prolongada no hospital. Em casos assim, além do tratamento específico para cada caso clínico, atua também a Fisioterapia Pediátrica e Neonatal. 

A Fisioterapia atua minimizando os efeitos da imobilidade no leito. Além dos recém-nascidos, de até 28 dias, ela atende bebês até dois anos, crianças e adolescentes até os 18 anos de idade. A observação desses períodos de vida é importante nesta área, pois há grandes diferenças na anatomia e na fisiologia dos órgãos e sistemas destes pequenos pacientes, em comparação aos dos adultos.

Tal diferenciação já demanda uma avaliação criteriosa em condições normais, o que se agrava ainda mais em casos de disfunções. Fisioterapeutas que tenham interesse pela neonatologia e pediatria precisam se manter atualizados dentro destes temas, para desenvolver os melhores planos de tratamento. 

Diferentes categorias

Existem subdivisões dentro da fisioterapia pediátrica, como a Ambulatorial, que prioriza a estimulação para o desenvolvimento neuromotor da criança, através de diversos procedimentos e terapias. Ela cuida de doenças e condições congênitas ou adquiridas, que demandam a ampliação da atenção do fisioterapeuta durante o processo de reabilitação.

Já os pacientes pediátricos com doenças ou lesões neurológicas precisam de Fisioterapia Neurofuncional. Suas técnicas envolvem a psicomotricidade, a estimulação precoce, o desenvolvimento neuromotor e a melhoria na amplitude de movimento articular, equilíbrio, coordenação motora e força. Trata doenças e lesões no âmbito clínico, como paralisia cerebral; distrofia muscular hidrocefalia, entre outras.

Existe ainda a especialidade de Fisioterapia em Traumato-ortopedia Pediátrica, que trata fraturas e luxações ao longo do crescimento e disfunções musculoesqueléticas. Nesses casos, recursos terapêuticos para reabilitação devem respeitar as particularidades do paciente, que por suas características infantis, nem sempre colaboram com o tratamento.   

Onde trabalhar

Fisioterapeutas especialistas em pediatria podem atuar em clínicas especializadas, bem como no cuidado infantil, em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), juntamente com diferentes profissionais. Quanto maior a diversidade de áreas, melhor o resultado. Uma equipe pediátrica multidisciplinar pode contar com médicos pediatras, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, entre outros, sendo cada um com sua importância na evolução do paciente.

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: