ESTUDE NA UNIT
MENU

“Abandonem as ideologias", diz professor Uchôa em Congresso da Unale

Reitor da Unit clama a deputados estaduais que esqueçam diferenças e construam uma ideologia única pela recuperação do Brasil

às 15h21
“Abandonem as ideologias e transformem todas elas em uma ideologia pela recuperação do Brasil”. Este foi o pedido do reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, aos cerca de 1,2 mil parlamentares que participam da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – CNLE. O evento acontece no Campus Aracaju Farolândia da Unit, de 1 a 3 de junho, e é promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale. Na noite de abertura, o professor Uchôa foi agraciado com a Comenda Unale, maior condecoração da entidade, conferida as autoridades que se destacam pelo apoio ao legislativo.
Ministro Joaquim Barbosa e superintendente geral do Grupo Tiradentes, Uchôa Junior
Autoridades reunidas
Reitor em entrevista ao Unit Notícias
Papo descontraído entre Joaquim Barbosa e Jouberto Uchôa
Ministro emérito do STF fala sobre desenvolvimento e segurança jurídica
Cerca de 1,2 mil pessoas participam da conferência da Inale
Ministro Augusto Nardes: "É preciso integração"
Nardes em entrevista ao Unit Notícias
Compartilhe:

A conferência é realizada anualmente e tem como objetivo formular uma visão atual sobre o Brasil e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística. O evento reúne grandes nomes como os ministros Augusto Nardes, Joaquim Barbosa e Dias Toffoli. “Ao atingir seus 20 anos, a Unale protagoniza discussões relevantes das mais variadas esferas, respeitando sempre o fato de ser uma entidade pluripartidária e observando as questões regionais”, afirma o presidente da entidade, deputado federal Sandro Locutor (PROS-ES).

Ministros
Na palestra de abertura, o ministro do Tribunal de Contas da União – TCU – Augusto Nardes falou sobre “Governança pública: o desafio do Brasil”. Segundo ele, o País precisa de integração. “Não somente a integração política, mas da entrega dos produtos para a sociedade, como educação e saúde, segurança. É necessário que o Brasil melhore a sua competitividade e para isso o Estado tem que funcionar. Não podemos mais ser amadores, vivemos num mundo globalizado, competitivo e para sairmos da crise de 11 milhões de desempregados, precisamos promover a integração: União, Estados e municípios”, avalia.

Já na manhã desta quinta-feira, 2, a Conferência Nacional recebeu o ministro emérito Joaquim Barbosa para abordar o tema “Desenvolvimento e Segurança Política”. Barbosa reforçou a importância da integridade das instituições para o desenvolvimento do país. “É preciso que haja um ambiente propício, um quadro institucional favorável, determinação e convergência de parte das autoridades governamentais. É imprescindível que haja regras e disciplinas de maneira transparente, de modo a garantir que o cidadão se veja representado por aqueles que tomam decisões políticas fundamentais em seu nome”, comenta.

Programação
A Conferência Nacional da Unale prossegue até esta sexta-feira, 3. Hoje à tarde, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola, participa de uma mesa-redonda sobre perspectivas políticas e econômicas, mediada pela jornalista Salete Lemos. Para o último, o ministro do STF e do Tribunal Superior Eleitoral – TSE –, Dias Toffoli, debaterá o tema “Desburocratização, gestão nos serviços públicos e o pacto federativo”.

Compartilhe: