ESTUDE NA UNIT
MENU

“A Iniciação Científica permite a renovação de ideias”, afirma egresso.

O egresso em Direito, Yan Charlot, foi inspirado a seguir a carreira acadêmica e descobriu na Iniciação Científica uma oportunidade.

às 11h48
O egresso do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), Yan Wagner Cápua da Silva Charlot.
O egresso do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), Yan Wagner Cápua da Silva Charlot.
Compartilhe:

Inspirado pelos pais, o egresso do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), Yan Wagner Cápua da Silva Charlot decidiu ainda na graduação que seguiria a carreira acadêmica. O que aprendeu sobre a área, foi graças aos professores do curso e à sua participação na Iniciação Científica, em 2014 e 2015. Seguindo seu instinto, após a graduação, partiu para um mestrado e atualmente, cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos na Unit.

Sob o título: ‘o uso pedagógico do dinheiro público: controle dos Tribunais de Contas nas políticas públicas de educação’, o projeto foi desenvolvido entre 2014 e 2015, sob a supervisão da professora doutora Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza e vinculação ao Grupo de Pesquisa em Direito Público, Educação Jurídica e Direitos Humanos (DPEJDH/UNIT/CNPq).

“Baseava-se em analisar os mecanismos apropriados para um maior controle das políticas públicas educacionais, com o intuito de garantir igualdade de acesso aos sistemas de ensino e lograr maior comprometimento dos Estados e Municípios com a melhoria da qualidade de ensino e atendimento das políticas públicas educacionais”, explica Yan.

Para ele, a experiência na Iniciação Científica proporcionou grandes aprendizados. “O que me levou a seguir a carreira acadêmica foi a inspiração familiar, pois os meus pais são da área da educação. Apesar de não serem da área do Direito, especificamente, sempre foram um estímulo direto e indireto para que eu pudesse a minha trajetória nesse campo. Então, desde o início da graduação, sempre tive o interesse de poder continuar estudando, continuar as pesquisas e investigações na área do Direito. A oportunidade de participar da Iniciação Científica foi um grande estímulo nesse sentido”, conta.

“A Iniciação Científica me proporcionou as bases e os fundamentos para a pesquisa na área acadêmica. Ela permite a construção de teorias, a renovação das ideias e a disseminação do conhecimento, não apenas dentro da academia e nos bancos da graduação, mas também para toda a sociedade. E, no caso da nossa área, mais ainda, pois o Direito existe em razão da sociedade e a ideia, portanto, é que os conhecimentos que sejam produzidos na academia reflitam os anseios sociais e também possam promover a evolução da sociedade”, enfatiza o egresso.

Durante toda a sua caminhada acadêmica, Yan acredita que a Unit foi essencial. “A Unit foi (e continua sendo) muito importante na minha trajetória por ter me proporcionado uma formação de base que me permitiu alcançar novos horizontes. A Instituição contribuiu não apenas na formação teórica, mas também no desenvolvimento e no aprimoramento de habilidades que me permitem lidar com os  novos desafios que se apresentam na minha vivência profissional e pessoal.

 

Leia também: Iniciação Científica: Estudante participa de pesquisa sobre pobreza menstrual

Compartilhe: