ESTUDE NA UNIT
MENU

A presença do Grupo Tiradentes na América do Norte

Além de firmar parcerias com quatro universidades do Canadá e dos Estados Unidos, o Grupo Tiradentes se faz presente na região com o Tiradentes Institute, em Boston

às 22h23
Vista aérea do campus da UMass Boston, em Boston (EUA)
Vista aérea do campus da UMass Boston, em Boston (EUA)
Campus da Lakehead University, em Thunder Bay (Canadá)
O Tiradentes Institute, braço do Grupo Tiradentes em Boston (EUA)
Campus-sede do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston (EUA)
Campus do Medaille College, em Buffalo, Nova York (EUA)
Compartilhe:

Chegando à América do Norte, vamos conhecer as instituições parceiras do Grupo Tiradentes nos Estados Unidos e no Canadá. Aqui vai um destaque muito especial: é lá onde fica o Tiradentes Institute, braço internacional do Grupo, sediado em Boston, estado de Massachusetts (EUA). Ele surgiu em 15 de dezembro de 2017, a partir de uma parceria firmada dois anos antes entre o Grupo Tiradentes e a University of Massachusetts Boston (UMass Boston). O objetivo foi criar uma base de apoio e espaço de produção de conhecimento na região da Nova Inglaterra, a mais tradicional região americana quando o assunto é ensino superior. 

Trata-se do primeiro instituto criado por uma universidade privada brasileira nos Estados Unidos. Sua proposta é promover um intercâmbio de conhecimentos entre as duas instituições, através do desenvolvimento de pesquisas, da mobilidade estudantil e da troca de conhecimento científico, atitudes fundamentais na qualificação e capacitação de profissionais para enfrentar os desafios do mundo globalizado. Além desse intercâmbio, sobretudo entre pesquisadores, o Tiradentes Institute oferece uma série de programas acadêmicos e executivos nas grandes áreas as quais atua: Educação, Saúde e Criatividade e Inovação.

Entre os programas, estão o Embaixadores Tiradentes, o Clinical Experience Abroad, o Tiradentes Solutions e o Global Education Lab, que permitem a ida de alunos, professores e pesquisadores das instituições do grupo para um período de estudos e de vivências em Boston. Os projetos dão ainda a chance de aperfeiçoar a fluência em outras línguas estrangeiras, o que também é oferecido pelo Language Programs, programa de cursos de inglês de curta duração presenciais em Boston no período das férias de verão e inverno para alunos e colaboradores Tiradentes, com instrutores nativos. 

Agora, você vai conhecer as instituições parceiras do Grupo Tiradentes nos Estados Unidos e no Canadá:

University of Massachusetts Boston

Fundada em 1964, a UMass Boston é uma das cinco universidades que integram a University of Massachusetts, um sistema público de ensino superior existente desde 1863 e que tem suas outras unidades instaladas em outras quatro cidades do estado de Massachusetts. A instituição é conhecida como uma universidade voltada à pesquisa e focada na excelência de seus trabalhos. Suas 10 faculdades oferecem mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação, incluindo os melhores programas em enfermagem, negócios e políticas públicas. Sua população estudantil é bastante diversa, com alunos de mais de 140 países diferentes, que aprendem a ver os problemas de diferentes perspectivas.

A UMass Boston é reconhecida publicamente como uma das melhores do Nordeste americano. Alguns de seus valores são criatividade, descoberta, sustentabilidade e comprometimento urbano, já que a instituição fica em um dos principais centros universitários e urbanos do mundo. Aos 390 anos, e conhecida como “Atenas da América”, a cidade de Boston tem muitos pontos históricos e turísticos como o Public Garden, a Charles Street e a Longfellow Bridge, além do Massachusetts Institute Technology (MIT). 

MIT (Massachusetts Institute of Technology)

Ele também fica em Boston e está entre as principais referências mundiais de educação, ciência, tecnologia e inovação. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts foi criado em 1861, sob a forma de universidade politécnica, e tem, entre seus ex-alunos, mais de 80 ganhadores do Prêmio Nobel. Além de desenvolver conhecimento de ponta, ele também tem uma forte cultura voltada ao empreendedorismo e à livre iniciativa dos estudantes, principalmente com a criação de startups. A instituição tem um programa especial voltado ao Brasil, que promove e facilita um intercâmbio entre estudantes e pesquisadores do próprio MIT com os de instituições brasileiras. Uma delas é o Grupo Tiradentes, com quem o instituto mantém parceria desde 2018.

Medaille College

Fundada em 1937, é uma faculdade privada que estimula o estudante a partir da prática e observação profissional. Com cursos distribuídos em seis grandes programas acadêmicos, a instituição passou a crescer consideravelmente a partir dos anos 1970, quando a quantidade de alunos começou a aumentar. Hoje, ela é conhecida por seus sistemas de entrega flexíveis e uma população estudantil diversificada. O Medaille College fica em Buffalo, a segunda maior cidade do estado de Nova York, e também um excelente local para vivenciar a cultura americana, arte e esporte. Ainda é sede do Madeille Mavericks, clube que mantém renomadas equipes nas ligas universitárias americanas de hóquei, basquete, vôlei, natação e futebol, entre outros esportes. 

Lakehead University

Fundada em 1965 e com campi nas cidades de Orillia e Thunder Bay, província de Ontário (Canadá), a Lakehead University conta com 10 departamentos, mais de 2 mil funcionários e 8.680 alunos. A universidade pública, voltada principalmente à pesquisa, se orgulha de ser inovadora e promover uma experiência universitária prática e transformadora. Foi eleita por quatro anos consecutivos a melhor universidade de pesquisa no Canadá e se orgulha de oferecer turmas pequenas que impulsionam o aprendizado individualizado, além de cultivar uma forte integração com as comunidades locais.

Lembramos que o aluno interessado em participar destas parcerias deve ingressar no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), cujo edital é reaberto a cada semestre. Primeiro, ele deve consultar o site da instituição parceira para conhecer melhor o local, o perfil dela e os cursos que são ofertados. Em seguida, ele deve procurar a Diretoria de Relações Internacionais de sua unidade, para buscar orientações. Só é ofertada a possibilidade de mobilidade para os cursos em comum e eles variam entre as instituições. 

Dúvidas e informações estão disponíveis no site de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, e podem ser esclarecidas pelo e-mail international@unit.br. Na próxima matéria, mostraremos outras instituições parceiras do Grupo Tiradentes na Ásia e na África.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: