É notório a forma como as novas tecnologias afetaram diretamente a atuação dos professores e tutores tanto em aulas presenciais como na Educação a Distância (EAD). Com a adoção de meios digitais, disponibilidade de acesso a informações e infinitas possibilidades de aprender, o aluno passa a ser protagonista do próprio ensino, e, como isso, o professor passa a reforçar esse protagonismo por meio de algumas metodologias.
Desta forma, o papel do professor tutor é fundamental por mediar questionamentos e provocar ideias, ao contrário de deter todo o conhecimento e repassar aos seus alunos. Ou seja, questionar passa a ser algo de extrema importância na relação entre a prática pedagógica realizada pelo professor tutor.
O supervisor de tutoria EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Jonas de Jesus Souza, define práticas pedagógicas como um conjunto de instrumentos metodológicos de orientação pedagógica que é usado pelos professores durante a sua formação como um guia real e prático, trazendo para o professor tutor capacidades, competências e habilidades que poderão garantir qualidade no processo de ensino e aprendizagem em qualquer modalidade.
“Pensando em modelos interativos no EAD destacam-se o uso de algumas práticas que buscam traduzir ideias ou objetivos pedagógicos em situações de aprendizagem mediadas por dispositivos tecnológicos (tablets, celulares e computadores) e por Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA”, explica.
Práticas pedagógicas e tecnologia
A relação entre prática pedagógica e EAD passa pelo desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias e novos conceitos de transmissão do conhecimento e formas de aprender. Para estabelecer uma relação diferente dos modelos tradicionais foi necessária a evolução de conceito de educadores, com saberes e práticas pedagógicas adaptadas à nova realidade.
Jonas aponta que uma das principais vantagens citadas pelos professores no uso da tecnologia em sala de aula presencial é a possibilidade de captar a atenção e engajar os alunos nas práticas pedagógicas. Para tanto, essa mudança para o professor é a possibilidade de transformar uma aula estática e expositiva em uma prática mais dinâmica, utilizando as Metodologias Ativas.
“No cenário educacional atual em que estamos, o uso das tecnologias são recursos que precisam estar inseridas no cotidiano acadêmico, sua utilização como ferramenta de ensino e como instrumento de apoio às disciplinas e aos conteúdos lecionados torna-se indispensável, pois desperta o interesse nos alunos e estimulam o desenvolvimento dos processos do ensino e aprendizagem”, exemplifica.
Ter uma preparação tecnológica avançada, de acordo com Jonas, é uma habilidade básica para conviver com as inovações de aprendizagem. “Ter a capacidade de domínio sobre um ambiente de troca de conhecimentos em ambientes remotos, exercer uma relação social com os alunos de uma forma mais democrática e saber gerir conflitos, além da necessidade em conhecer práticas básicas na formação do aluno e práticas de gerenciamento educacional, e principalmente conhecer as diversas metodologias que existem no universo do EAD”, aponta.
Jonas ainda enfatiza que embora o professor presencial tenha mais facilidade na comunicação com os alunos, visto que estão em um mesmo espaço físico, deixando a aula dinâmica, o professor tutor necessita utilizar recursos digitais para ter o mesmo resultado da dinâmica em uma sala virtual, e para isso o tutor necessita ter criatividade para fazer que aluno tenha a mesma dedicação em uma sala virtual, pois alunos e professores tutores estão em espaço físicos diferentes.
“Em resumo, podemos afirmar que quase nenhuma diferença, ambos são figuras principais e são responsáveis pelo processo de ensino aprendizagem do aluno, o que diferencia são as metodologias utilizadas ao repassar o conteúdo para os alunos. O professor tutor atua como mediador, facilitador, incentivador e investigador do conhecimento, da própria prática e da aprendizagem no coletivo e/ou na particularidade de cada aluno”, elenca Jonas.
Leia também: EAD para idosos: conheça as vantagens que a modalidade oferece