ESTUDE NA UNIT
MENU

Academia de Líderes retorna com foco no desenvolvimento socioemocional e autoconhecimento

A iniciativa, que agora integra o planejamento estratégico 2024-2026, busca fortalecer as habilidades de gestão e liderança dos gestores da universidade para os desafios do século 21.

às 19h31
Compartilhe:

A formação de líderes tem sido um dos pilares mais importantes para garantir o sucesso de qualquer organização. Liderar não é apenas orientar equipes, mas também saber lidar com pessoas, desenvolver habilidades interpessoais e tomar decisões que impactam tanto o ambiente profissional quanto o pessoal. Com isso em mente, a Universidade Tiradentes (Unit) se lançou, mais uma vez, na missão de preparar seus gestores para os desafios contemporâneos com o retorno da Academia de Líderes, agora em um novo formato, ampliado e com a participação de diferentes áreas da instituição.

A Academia de Líderes foi criada em 2017, com o objetivo de promover o desenvolvimento contínuo das lideranças dentro da Universidade. Após um período de pausa, a iniciativa retorna com força renovada, agora incorporada ao planejamento estratégico 2024-2026 da Unit. O foco desta nova edição é desenvolver competências socioemocionais e habilidades práticas de gestão e governança, alinhadas aos valores institucionais da universidade.

Em sua primeira edição, realizada na sexta-feira, 25, a formação abordou temas como os pilares da liderança, a Jornada do Herói, inspirada nas reflexões de Joseph Campbell, e as soft skills fundamentais para a liderança de sucesso. De acordo com Ana Cláudia Mota, professora e assessora da pró-reitoria de graduação da Unit, essa reformulação visa levar aos líderes do Grupo Tiradentes estratégias inovadoras e alinhadas às necessidades do século 21. “A Academia de Líderes é um dos principais frutos do planejamento estratégico que realizamos em 2023. Queremos formar nossos líderes com uma visão diferenciada, utilizando métodos ativos de aprendizagem, como tem sido feito com nossos alunos”, destacou Ana Cláudia.

Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Com o foco voltado para o autoconhecimento, o primeiro módulo da formação fez os participantes refletirem sobre a importância de compreender a si mesmos para serem líderes mais eficazes e empáticos. “A partir do autoconhecimento, conseguimos trabalhar melhor as competências e atitudes necessárias para gerir equipes de forma saudável e equilibrada”, afirmou Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, vice-reitor da Unit. Para ele, o papel do líder é cada vez mais estratégico, e exige flexibilidade, capacidade de ouvir e a coragem para tomar decisões difíceis. “O líder de hoje precisa ser firme, mas também sensível. Ele lida com questões delicadas, como demissões, e precisa fazê-lo de forma justa e respeitosa”, completou.

A capacitação dos líderes da Unit, que envolve tanto gestores das áreas acadêmicas quanto administrativas, será realizada ao longo de todo o ano, com encontros mensais. A diretora de RH da Unit, Alessandra de Faria, ressaltou que, além das competências técnicas, a formação se propõe a desenvolver as habilidades socioemocionais que, segundo ela, são fundamentais para o sucesso na gestão de equipes. “Os próprios líderes escolheram as competências a serem trabalhadas, e a jornada começa com a competência do autoconhecimento, fundamental para que possamos lidar com os desafios do nosso cotidiano de maneira mais assertiva”, afirmou Alessandra.

Capacitação contínua

Soraya Menezes, gerente de compliance da Unit, expressou a importância da formação para fortalecer a gestão humanizada na instituição. “Acredito que esse é um momento importante para nós, gestores. A pausa para o aprendizado nos permite refletir sobre como podemos ser melhores no nosso trabalho, mais próximos dos nossos colaboradores e mais eficazes na retenção de talentos”, disse Soraya. Ela também espera que a formação contribua para aprimorar suas próprias competências e ajudá-la a gerenciar as mudanças que acontecem dentro da instituição.

Já Adenia Santos Andrade, gerente comercial da Unit, destacou o valor da capacitação para aprimorar a gestão de pessoas, especialmente na área comercial, onde lida diretamente com equipes de vendas e relacionamento. “Gerenciar pessoas é algo muito singular. Este treinamento nos ajuda a alinhar a gestão de pessoas aos valores da instituição e ao novo contexto de mercado”, afirmou Adenia, ressaltando que esse momento de aprendizado contínuo é essencial para o crescimento tanto da equipe quanto da própria universidade.

A programação da Academia de Líderes continua ao longo do ano, com novos módulos sobre comunicação, gestão de conflitos e outras competências essenciais para o fortalecimento da liderança. Esse esforço de capacitação contínua reforça o compromisso da Universidade Tiradentes em formar não apenas profissionais qualificados, mas também líderes preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

Leia também: Secretários falam na Semex sobre oportunidades na economia de Sergipe

Compartilhe: