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Acadêmicos de Educação Física conhecem o modelo acadêmico Hyflex

Após os últimos decretos do governo e pesquisa entre os acadêmicos, aulas teóricas de alguns cursos podem ser transmitidas presencialmente

às 21h56
Modelo Hyflex possibilita o aluno acompanhar a aula virtual ou presencial
Modelo Hyflex possibilita o aluno acompanhar a aula virtual ou presencial
Transmissão com o aparelho polycom
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Por Raquel Passos

Acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes conheceram o modelo Hyflex, ou simplesmente, aula simultânea da Unit, no último dia 11, permitindo o aluno escolher como assistir às aulas: presencialmente, remotamente ou de forma híbrida. Portanto, foi liberado o retorno para as aulas de algumas disciplinas teóricas a partir do penúltimo período de cada curso. 

O plano de reabertura do campus previa esta etapa. “Esse modelo foi desenhado para atender a expectativa de alguns alunos que vinham cobrando por essa presencialidade diante de toda flexibilização que ocorreu em virtude dos decretos governamentais em nosso Estado. Por isso, adaptamos as salas seguindo todos os protocolos, e abrimos as portas dos campi da Unit para algumas aulas presenciais teóricas”, explica a gerente de avaliação da Pró-reitoria de Graduação da Unit, Michelline Simões.

Para isso, foi realizada uma pesquisa com os acadêmicos em que respondiam como preferiam assistir aula independentemente de ser teórica ou prática, no modelo presencial, virtual ou de forma híbrida. “Por isso, a sala de aula hoje está preparada para atender justamente aquele quantitativo de alunos que preferiam assistir presencialmente. Mas entre aplicar a pesquisa e a coisa se aplicar na prática, no primeiro dia, 11, não recebemos nenhum aluno em sala de aula”, pontua Michelline. 

Esse modelo segue até a ampliação da flexibilização da presencialidade em Sergipe. “Começamos com um grupo de disciplinas e à medida em que os decretos forem flexibilizando, a exemplo do toque de recolher, ampliaremos esse modelo entre os cursos de forma gradativa e sempre em comunicação com a comunidade acadêmica”, afirma.

A ferramenta utilizada em sala de aula é a polycom. O primeiro a colocá-la em prática na Unit, professor Antenor Neto, acredita no poder das ferramentas digitais para a transformação da Educação. 

“O recurso tecnológico utilizado em sala de aula possibilita uma interação constante entre professor, aluno presencial e aluno online. Achei muito legal como a câmera realizava movimentos de acordo com as ações que eu realizava de forma automática. Esse era um recurso muito esperado por todos nós e estou muito satisfeito de fazer parte desse momento reconhecendo que as ferramentas digitais são fundamentais para promover o ensino e para a Educação de forma geral”.

Modelo HyFlex

Para a implementação do modelo HyFlex, a Unit realizou pesquisa entre os acadêmicos, preparou o ambiente, capacitou os docentes, investiu na infraestrutura e tecnologia. “O professor teve uma formação específica para estar em dois ambientes distintos ao mesmo tempo – presencialmente para quem retornar e virtualmente”, conta Michelline Simões.

Para a coordenadora da área da Saúde, professora Juliana Mendonça, o aparelho polycom que possibilita a transmissão simultânea ao vivo é o grande diferencial. “Não é o mesmo de uma aula via notebook mesmo. A viabilidade tecnológica que ele oferece é a de acompanhar o professor em todos seus movimentos – quando ele vai para o quadro, se vai até mais próximo ao aluno na cadeira na sala de aula, o equipamento capta imagem e som em 360º”, detalha Juliana Mendonça. 

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