ESTUDE NA UNIT
MENU

Acadêmicos de Nutrição realizam workshop de alimentos

Estudantes mostram evolução dos alimentos na sociedade e realizam avaliação nutricional

às 17h30
Compartilhe:
Alunos de Nutrição realizam workshop

Alunos de Nutrição realizam workshop

Fazer uma retrospectiva dos alimentos desde os tempos da pré-história até os dias atuais e mostrar quais as influências das culturas nesta alimentação é a proposta do workshop realizado pelo curso de Nutrição nesta quarta-feira, 22 de maio. A atividade é referente à disciplina História da Gastronomia ministrada pela professora Izabelle Menezes e acontece nos turnos da manhã e noite no minishopping do Campus Farolândia.

Nos estandes, os 16 grupos abordam sobre quais eram os hábitos alimentares, os principais alimentos consumidos, como vivia o homem na pré-história, idade antiga, média, moderna, contemporânea, quais hábitos possui na atualidade, além de um estande com comidas regionais. “Estamos fazendo uma amostra relacionando a história da gastronomia com a alimentação. É a alimentação diária refletindo no corpo e na estética. Então os alunos precisam compreender a importância da nutrição através dos alimentos e o reflexo disso na sociedade”, explica a professora Izabelle.

Sem dúvida o workshop despertou a curiosidade dos estudantes. Filipe de Souza e Leonardo Lucas Santos, ambos do terceiro período de Engenharia de Petróleo, acharam a atividade esclarecedora. “O caldo da comida, sopa começaram na pré-história por causa do movimento da argila, além do processo de defumação dos alimentos. Não sabia que a alimentação tinha influência na antiguidade e idade moderna”, observa Leonardo.

Professores Izabelle Menezes, Hugo Xavier e Beatriz Bueno avaliam alunos durante exposição

Professores Izabelle Menezes, Hugo Xavier e Beatriz Bueno avaliam alunos durante exposição

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Simultaneamente ao workshop, também acontece nesta quarta-feira, 22, no minishopping do Campus Farolândia uma avaliação nutricional. Organizado pela professora Beatriz Bueno, responsável pela disciplina Saúde Coletiva II, acadêmicos do quinto período realizam uma avaliação nutricional. Na ação, os estudantes dão um diagnóstico prévio sobre a saúde da comunidade acadêmica e informam sobre o aproveitamento integral dos alimentos e rotulagem.

O grupo das acadêmicas Solange Lobo e Ariadny da Silva Santos mostrou os nutrientes que o corpo pode absorver com o aproveitamento dos alimentos como por exemplo, o talo da couve; o suco com polpa de maracujá, limão e couve; além das cascas da goiaba e melancia. “Nem todas as pessoas tem o hábito de consumirem os vegetais verde escuro, ricos em ferro. Então a vitamina C presente no limão e no maracujá ajuda na absorção deste nutriente”, explica Ariadny .

Simultaneamente ao workshop foi realizada Educação Nutricional

Simultaneamente ao workshop foi realizado com alunos Educação Nutricional

Segundo a professora Beatriz Bueno, os dados mundiais apresentados pela população em relação à má alimentação são preocupantes. “Sergipe segue a mesma linha nacional. Quase metade da população apresenta sobrepeso e obesidade. É uma situação muito grave no País e no mundo todo. Através dessas ações e orientação com a população tentamos minimizar este quadro”, informa a professora.

Para o coordenador do curso de Nutrição, Hugo Xavier, as práticas desenvolvidas pelos alunos desde o primeiro período, divulgam temáticas importantes e contribuem na formação desses acadêmicos. “Desde o primeiro período, o curso de Nutrição trabalha esses projetos de pesquisa e extensão demonstrando para sociedade a produção desses alunos em termos de Nutrição. A importância dessa atividade é ressaltar a alimentação saudável e quais as influências que temos dessa alimentação. Hoje, as pessoas não sabem do valor nutritivo e cultural dessas tradições alimentares e é importante que a gente esclareça”, conclui o coordenador.

Compartilhe: