ESTUDE NA UNIT
MENU

Acadêmicos discutem políticas públicas na 9ª JEU

Depois de Aracaju, Jornada de Enfermagem acontecerá em Estância e Itabaiana

às 17h25
O professor Uchôa prestigiando a abertura do evento
O professor Uchôa prestigiando a abertura do evento
Maria José Evangelhista discorre sobre o tema-central da Jornada
Anjos da Enfermagem, presentes na Jornada
A coordenadora do curso, professora Maria Pureza de Santa Rosa
Auditório lotado para a abertura da Jornada
Compartilhe:

A Jornada de Enfermagem da Universidade Tiradentes chegou à nona edição. Este ano, o evento tem com tema-central “Os caminhos da Enfermagem brasileira: competência técnica e política pública”. A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5 de maio, no Campus Aracaju Farolândia da Unit. A assessora técnica da Atenção Primária à Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – APS/Conass –, Maria José de Oliveira Evangelhista, e a deputada estadual Goretti Reis ministraram as palestras que abriram oficialmente a JEU.

Maria José Evangelhista falou sobre o tema-central da Jornada. Já Goretti Reis abordou as políticas públicas e a prática social da enfermagem. Segundo a parlamentar, o tema escolhido perpassa a valorização  da profissão. “O olhar da enfermagem deve ir além dos cuidados com o paciente. O enfermeiro precisa ser ator e agente dentro desse processo das políticas públicas para a promoção da saúde. Evoluímos muito nos últimos anos, mas precisamos evoluir ainda mais e isso passa, inclusive, pela formação acadêmica”, ressalta Goretti, enfermeira por formação.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unit, professora Maria Pureza de Santa Rosa, a JEU representa um momento de reflexão sobre os rumos da enfermagem brasileira em diversos aspectos. “As políticas públicas que dão suporte e fortalecem a prática da enfermagem; a profissionalização; a enfermagem forense como novo caminho; a importância da educação permanente em saúde; o protagonismo e a prática social do enfermeiro; a precarização do processo de trabalho e a organização de classe são alguns dos temas que iremos abordar”, exemplifica.

O reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, prestigiou a abertura da Jornada de Enfermagem e, em um discurso voltado para os estudantes, enalteceu a profissão do enfermeiro. “É preciso que vocês se conscientizem da importância que representam para a sociedade, para cada pessoa, no future, será entregue aos seus braços, nas unidades de saúde. Vocês lidam com a vida e não podem ser indiferentes diante dos reclames dos doentes e dos familiares que ficam angustiados, em busca de uma solução”, comentou.

No sétimo período do curso, Carla Viviane Freitas de Jesus já participou da Jornada de Enfermagem da Unit como ouvinte e agora tem a oportunidade de integrar a comissão organizadora. “Sempre foi muito enriquecedor assistir as palestras, participar de minicursos que trazem muitas experiências, e agora pude contribuir para engrandecer ainda mais o evento”, comemora.

Presenças

Prestigiaram a abertura da 9ª Jornada de Enfermagem da Unit o enfermeiro Lincoln Victor, representante do Conselho Regional de Enfermagem – Coren/SE –; o diretor de Extensão da Universidade Tiradentes, Luciano Pena; a diretora de Graduação, Arleide Barreto Silva; a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, Shirley Machal; e a representante na Coordenação de Enfermagem da UFS, professor Alzira Guimarães.

A JEU prrossegue até esta terça-feira, 5 de maio, em Aracaju; dias 11 e 12 deste mês, no Campus Estância; e no próximo dia 15, no Campus Itabaiana.

Acompanhe aqui o  registro fotográfico da abertura da Jornada.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: