Na Universidade Tiradentes (Unit), um encontro entre docentes da Escola Estadual 8 de Julho marcou mais uma etapa de um amplo projeto de transformação na educação. Essa iniciativa, que faz parte do consórcio STHEM Brasil (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática), PADF (Fundação Pan-americana de desenvolvimento) e Boeing, visa capacitar professores de escolas públicas para implementar a aprendizagem baseada em projetos.
No mês de abril, a professora da Unit, Ana Cláudia Mota, buscou aprimorar seu conhecimento ao participar de um curso em São Paulo, e essa iniciativa desencadeou uma série de ações significativas. “Recebemos apoio financeiro e escolhemos a Escola 8 de Julho, que oferece aulas em período integral, proporcionando mais tempo para os professores se dedicarem ao projeto. Além disso, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola apontava a necessidade de suporte adicional”, relata a professora.
Foco do projeto
O foco atual é a capacitação dos professores para explorar a aprendizagem baseada em projetos e integrá-la ao cotidiano escolar. “Queremos tornar o ensino mais significativo e relevante para os alunos. Portanto, este momento é dedicado à formação dos professores, para que possamos explorar a aprendizagem baseada em projetos e discutir como incorporá-la ao dia a dia da sala de aula, tornando-a mais significativa e relevante para os alunos”, reforça Mota.
Para a professora Cristiane Nascimento, que leciona Ciências para o 2º ano do ensino fundamental, o projeto representa uma oportunidade valiosa. “Os alunos poderão aplicar na prática o que aprendem em sala de aula, valorizando ainda mais o conhecimento. Espero que aproveitem ao máximo essa experiência, pois ela pode transformar não apenas a forma como aprendem, mas também a maneira como enxergam o mundo ao seu redor”, ressalta Cristiane.
A interdisciplinaridade é um dos pontos fortes do projeto, como aponta a professora. “Ao envolver várias disciplinas, como matemática, ciências e tecnologia, conseguimos oferecer uma visão ampla e integrada do conhecimento, o que enriquece muito o aprendizado”, conclui.
A iniciativa demonstra o potencial da educação para criar impactos positivos, especialmente em escolas públicas que enfrentam desafios socioeconômicos. Ao proporcionar experiências práticas e interdisciplinares, a ação liderada pelo consórcio STHEM Brasil e pela Universidade Tiradentes abre portas para um ensino mais envolvente e relevante, preparando os alunos para um futuro cada vez mais tecnológico e complexo.
Visita ao ITP e Tiradentes Innovation Center
No Tiradentes Innovation Center, os professores puderam explorar os aspectos tecnológicos do projeto, que envolve a criação de uma horta automatizada na escola. Essa proposta permitirá que os alunos cultivem e colham alimentos de forma automatizada, utilizando a tecnologia Arduino.
“Foi uma oportunidade valiosa para os docentes compreenderem como a tecnologia pode ser integrada de forma prática ao ensino, proporcionando uma experiência enriquecedora para os estudantes”, elenca.
No segundo dia, os alunos também tiveram a chance de visitar o Innovation Center, que está colaborando ativamente com os alunos do sexto ano nesse projeto. Durante esse tempo, tiveram acesso a microscópios, aos laboratórios e puderam interagir com as inovações do Innovation. Além disso, foi feito um tour pela universidade, passando pela biblioteca, proporcionando aos alunos uma visão abrangente do ambiente acadêmico.
“Esses alunos, com idades entre 11 e 13 anos, terão a oportunidade de vivenciar como a educação pode ser transformadora. A escolha da escola pública, situada no bairro Castelo Branco, levou em consideração o contexto de vulnerabilidade social dos alunos, visando oferecer-lhes uma experiência educacional diferenciada e enriquecedora”, reforça a professora Ana Cláudia.
Leia também: Campanha “Outubro Rosa-Saúde da Mulher” promove conscientização sobre pobreza menstrual e saúde mental