Foi divulgado nesta quarta-feira, 14, o resultado do edital do programa Top Espanha 2025, promovido pelo Santander Universidades, do Banco Santander, em parceria com 87 instituições de ensino superior de todo o Brasil. Ele oferta bolsas de intercâmbio para estudantes de graduação ou pós-graduação lato sensu. O Grupo Tiradentes foi contemplado com uma bolsa nesta edição do programa e fez uma seleção que contou com a participação de 410 estudantes da Universidade Tiradentes (Unit), do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e da Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana).
O processo para ocupação da vaga foi conduzida com base na média geral de desempenho acadêmico e na análise da renda familiar bruta mensal per capita de cada candidato regularmente matriculado. A aluna selecionada foi Anna Leticia Vasconcelos de Barros, do 6º período de Psicologia da Unit, em Aracaju. No final de junho deste ano, ela deverá viajar para Salamanca, na Espanha, onde fará um curso de três semanas na Universidad de Salamanca (USal), com certificação internacional e conteúdo de imersão profunda no idioma, na cultura e na vida cotidiana espanhola. Esse curso é contemplado pela bolsa do Santander, que também engloba despesas como passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro-viagem e passeio cultural.
Anna conta que, desde sempre, teve em si a vontade de conhecer o mundo e viver diferentes experiências culturais. “A motivação para participar do Top Espanha veio de um desejo e sede interior de ver o mundo com meus próprios olhos, sendo essa uma oportunidade incrível. Eu sempre tive o desejo de conhecer novos lugares, porém não esperava que tivesse a possibilidade de ser no meio da graduação. Assim sendo, esse momento representa muita felicidade e a abertura de novos e lindos caminhos em minha trajetória”, comemora.
A estudante já começou seus preparativos para a viagem, que está prevista para o dia 30 de junho. Ela se diz bastante empolgada e com altas expectativas. “Espero ter acesso a uma nova experiência cultural, conhecendo os principais marcos históricos e vivências que acontecem em Salamanca. Tenho a expectativa de conhecer o funcionamento da Universidade, bem como conhecer melhor a população local e as pessoas que irão passar por essa experiência comigo. Desejo voltar com uma bagagem muito rica, que possa agregar em minha vida acadêmica e pessoal, pelo contato imersivo com a cultura hispânica e a vivência de uma língua estrangeira. Além disso, almejo que esses conhecimentos possam agregar positivamente em minha trajetória profissional”, afirma Anna Letícia.
O Top Espanha está na sua nona edição e tem o objetivo de proporcionar aos estudantes uma oportunidade de acesso a culturas estrangeiras por meio da mobilidade internacional, potencializando as relações acadêmicas entre Brasil e Espanha. A Universidad de Salamanca, instituição organizadora do programa, existe desde 1218 e foi uma das primeiras universidades a serem fundadas na Europa.
Leia mais:
Desmontagem de plataformas de petróleo promete movimentar economia sergipana