ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunas da Unit ajudam na promoção da saúde de crianças


às 19h23
Alunas fazem palestra para pais e mães
Alunas fazem palestra para pais e mães
Projeto é desenvolvido na pediatria do Huse
Estudantes explicam cuidados às mães
Compartilhe:

Três alunas do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes – Unit realizam um projeto de extensão que leva conhecimento sobre higiene e educação alimentar a mães e pais de crianças internadas na pediatria do Hospital de Urgências de Sergipe – Huse.  Uma vez por semana elas vão ao setor conversar e fazer palestras com o objetivo de que a incidência de crianças que voltam ao internamento por infecções e diarreias diminua.

A idealizadora do projeto é a professora Doriane Lacerda. No trabalho diário no hospital ela percebeu que muitos não faziam a higiene de mamadeiras da forma correta. Segundo a professora, há casos inclusive de empréstimos de utensílios para outras crianças e de objetos como colheres e chupetas sendo lavados na pia do banheiro. Hábitos que colaboram com o aumento da transmissão de bactérias e como resultado o número de pacientes que voltam a ser internados depois da alta é grande.

Com o objetivo de colaborar com a redução de casos de doenças como diarreia, por meio de uma parceria com a Unit e as três estudantes, o projeto de extensão começa a ser desenvolvido. “Elas foram minhas alunas e disseram que queriam fazer parte do projeto. Como a universidade já oferece esse canal, a gente acabou juntando a necessidade do hospital o interesse das meninas”, explica a professora.

Uma vez por semana a equipe vai até a pediatria do Huse e inicia uma nova rotina, já que a rotatividade de pacientes é constante. “Primeiro a gente aplica um questionário para saber melhor como eles pensam os cuidados com a higiene”, esclarece a aluna bolsista Priscila Moraes. Com base nas respostas desse questionário elas realizam uma palestra, mostrando a importância de fazer a limpeza correta dos utensílios das crianças.

Resultados para todos

A transmissão de informações é a principal característica do projeto, por isso, ver que os responsáveis pelas crianças saem do hospital com mais conhecimento é o que mais motiva as estudantes. “É muito bom ver que a gente acrescenta para essas mães e esses pais que a vida dos filhos deles pode ser salva apenas com cuidados simples”, avalia a aluna voluntária Andreza Freire.

Já para a outra voluntária da iniciativa, Caroline Passos, esse tipo de ação é uma das etapas mais importantes da formação acadêmica. “Eu creio que é um trabalho fundamental em especial para a nossa aquisição de mais conhecimento”, pondera.

E não são as alunas as únicas a ganharem com o projeto. Cristiane Silva, mãe da pequena Laisa, conta que graças ao trabalho desenvolvido pelas alunas da Unit, muitas mães têm saído do hospital sabendo cuidar melhor dos filhos. “Eu acho muito bom. Tem mãe que não sabe fazer higiene e agora pode aprender com elas como lavar mamadeira e chupeta. Eu mesmo aprendi muito”, declara.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: