ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunas de nutrição incentivam saúde de crianças

Projeto Extensionista foi criado por três estudantes de Nutrição e recebe apoio da Universidade Tiradentes

às 17h23
Alunas da Unit interagem com crianças
Alunas da Unit interagem com crianças
Crianças aprendem a montar horta
Compartilhe:
Alunas da Unit interagem com crianças

Alunas da Unit interagem com crianças

Três alunas do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes – Unit – participam de um projeto de extensão que tem contribuído com a saúde de 40 crianças com idades entre dois e cinco anos, frequentadoras do Jardim de Infância Cantinho Feliz, uma instituição filantrópica mantida por freiras no Bairro Industrial, zona norte de Aracaju. É lá que as estudantes trabalham a importância de uma alimentação saudável.

A ideia surgiu como um trabalho da disciplina Educação Nutricional e foi transformado em projeto de extensão. A escolha do Jardim de Infância Cantinho Feliz foi motivada pela proximidade da instituição com o local onde as alunas faziam o estágio em saúde pública. “A gente ficava observando se a comunidade tinha alguma creche, restaurante qualquer lugar que a gente pudesse dar uma ajuda”, explica Vanessa Mendes. Ela e as duas colegas de curso envolvidas na iniciativa são bolsistas de extensão da Unit.

A Universidade Tiradentes tem a prática extensionista como um dos pilares da formação acadêmica.  Hoje, 20 alunos recebem bolsas para desenvolver projetos que levam as práticas acadêmicas para fora da instituição. “Nós temos projetos de extensão sendo desenvolvidos em diversos locais de Aracaju e em outros municípios. Esse é um trabalho que enriquece o perfil da Unit, que á uma pioneira do nordeste a estimular e investir na extensão”, avalia Cristiane Souza, professora e integrante da Coordenação de Extensão da universidade.

Crianças aprendem a montar horta

Crianças aprendem a montar horta

Os benefícios proporcionados às crianças, que nesta sexta-feira aprenderam a montar uma horta, já são percebidos pelos professores do jardim de infância. “Eles tinham dificuldade para comer frutas e verduras, mas já tem mães e pais que chegam aqui e falam que os meninos estão pedindo em casa para eles comprarem cenoura, batata, pepino, tudo o que eles passaram a conhecer e comer aqui”, relata a professora Graziela Alves.

Apesar de estarem perto de concluir o curso de Nutrição, as alunas envolvidas esperam seguir com o projeto. “Temos intenção de continuar, mudando um pouco a forma, o que é natural, mas  nós pensamos até mesmo em passar o projeto para outras turmas de Nutrição. É uma forma de não acabar com essa iniciativa”, planeja Lara Cabral, que também é bolsista.

 

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: