ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos da Pós-Graduação em Neuropsicologia da Unit são recebidos com aula especial de boas-vindas

Além de palestras, a apresentação do curso aos novos integrantes contou com aplicação de testes e exposição de instrumentos utilizados no exercício da profissão

às 21h01
Aula inaugural da pós-graduação em Neuropsicologia
Aula inaugural da pós-graduação em Neuropsicologia
Sandra Virgínia Martins - neuropsicóloga e egressa do curso de Neuropsicologia da Pós-graduação Lato sensu da Universidade Tiradentes (Unit)
Jacqueline Xavier - coordenadora do curso de Neuropsicologia de Pós-graduação Lato sensu e Assistente Social da Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit)
Raimundo Gazineu - aluno do curso de Neuropsicologia da Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Tiradentes (Unit)
Roberta Bueno - neuropsicóloga e especialista em saúde mental e atenção psicossocial
Aula inaugural da pós-graduação em Neuropsicologia
Aula inaugural da pós-graduação em Neuropsicologia
Compartilhe:

Em todo o país, a demanda por especialistas na área da Neuropsicologia vem se ampliando progressivamente, graças, em especial, a uma sociedade cada vez mais sensibilizada quanto à importância em compreender e tratar de forma efetiva os distúrbios neurológicos. É neste cenário que tem início a nova turma do curso de Neuropsicologia da Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Tiradentes (Unit), cuja aula inaugural aconteceu na manhã do último sábado, 09, reunindo profissionais de diferentes campos de atuação, como a psicologia e a pedagogia. 

O encontro com os novos estudantes contou com diferentes abordagens e teve a frente profissionais renomados neste segmento, os quais buscaram compartilhar experiências e munir os futuros neuropsicólogos com informações que auxiliarão tanto nas aulas, quanto na vivência profissional. Deste modo, os alunos foram apresentados a temáticas como a avaliação neuropsicológica, campos de atuação, dinâmica do curso, dentre outros assuntos. Para estimular a participação dos discentes, as boas-vindas trouxeram também momentos de interação por meio da aplicação de testes e a exposição de instrumentos utilizados no exercício da profissão. 

Convidada para conduzir uma das palestras durante a aula inaugural, a neuropsicóloga e egressa do curso de Neuropsicologia da Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Tiradentes (Unit), Sandra Virgínia Martins, acredita que a alta demanda de especialistas na área já é uma realidade também em Sergipe e que uma maior adesão a especialização pode diminuir a necessidade de contratar profissionais de outros estados. 

“Estas demandas surgem para quem, efetivamente, busca pela  formação. Ao concluir sua especialização, o neuropsicólogo pode atuar em hospitais, escolas, clínicas, pode contribuir com questões legais e jurídicas, no caso da Neuropsicologia forense. Ou seja, aqui mesmo no estado há lugares para este profissional. Outro ponto importante para ressaltar é a parceria que existe com a psiquiatria, recebendo materiais que nos ajudam no trabalho a ser desenvolvido com o paciente”, explica. 

O contato direto com situações reais foi outro importante momento oportunizado pela recepção especial aos novos alunos. Para uma maior familiarização com as temáticas trabalhadas ao longo do curso e que integram o dia a dia da profissão, a neuropsicóloga e especialista em saúde mental e atenção psicossocial, Roberta Bueno, compartilhou um pouco de sua experiência e as ferramentas utilizadas no tratamento de pacientes com diagnóstico da doença de Parkinson

“A gente brinca que uma vez psicólogo, sempre estudante. E é exatamente isso, pois não existe atuar em psicologia, seja  qual for a área, sem que haja uma atualização constante. A vida muda, os indivíduos mudam e a gente precisa acompanhar essas alterações. Exatamente por isso que especializações como esta são sempre necessárias”, pontua Roberta. 

Especialização multiprofissional 

De forma bem-sucedida, a especialização em Neuropsicologia traz consigo um conjunto diversificado de conteúdos que vão da análise cerebral a técnicas avançadas de avaliação cognitiva. Além de psicólogos, a formação também é direcionada  a outros campos profissionais, a exemplo da pedagogia, fonoaudiologia e assistência social.

Para que os estudos tenham como resultado a oferta de bons profissionais em um mercado cada vez mais em ascensão, os estudantes precisam estar envolvidos em práticas que passem pela análise de casos, atividades em laboratório e estágios clínicos, sem deixar de lado o embasamento teórico que assegura atendimentos mais humanizados e que levem em consideração as particularidades de cada paciente. 

“Tudo isso deve fazer parte da rotina de estudos do profissional que está em processo de especialização na área da Neuropsicologia, com a palavra-chave sendo a vivência prática, através da imersão em situações reais e contato com pacientes. No curso ofertado pela Unit, oferecemos uma equipe docente formada por profissionais com referência no mercado, além de laboratórios, recursos materiais, campos de estágio e supervisões sistemáticas que acompanham o processo teórico e prático dos alunos, com aulas quinzenais, sempre às sextas e sábados”,  reforça a coordenadora do curso de Neuropsicologia da Pós-graduação Lato Sensu e assistente social da Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), Jacqueline Xavier

O estudante do curso de Neuropsicologia da Pós-graduação Lato Sensu da Universidade Tiradentes (Unit), Raimundo Gazineu, concorda que a especialização traz oportunidades, uma vez que a presença desses profissionais ainda é significativamente baixa, diante dos casos envolvendo pacientes com transtornos. “A expectativa está ótima para o início desse curso, pois pesquisei e pude ver que ainda é pouco o número de profissionais habilitados para cuidar dessas pessoas que muitas vezes apresentam comportamentos desconfortáveis devido a traumas e, até mesmo, ao próprio ambiente em que estão inseridas”, partilha o novo aluno. 

Inscrições

As inscrições para o curso de Neuropsicologia da Pós-graduação Lato Sensu da  Universidade Tiradentes (Unit) ainda estão abertas e os profissionais interessados podem entrar em contato pelo e-mail: pos-graduacao@unit.br ou através do número (79) 98115-0490.

Leia mais: Unit firma convênio com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe

Compartilhe: